-
Arquitetos: Studio Guilherme Torres
- Ano: 2023
-
Fotografias:Denílson Machado (MCA Estudio)
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Heritage Apartment surge com o desejo de habitar em um espaço onde o aconchego seja um de seus pilares, para uma família com núcleo principal de 4 pessoas, sendo os pais e dois filhos adolescentes. Além de ser um local para receber amigos e familiares. Sendo um apartamento único por andar com vista privilegiada para a cidade de São Paulo;
Com uma área de 570 m² o apartamento foi objetivado em duas zonas, sendo elas a zona social e a zona íntima. Na zona social, a integração entre a sala e a varanda ganham protagonismo, se transformando assim para um grande living, como uma sala de cinema. O living integrado com a sala de jantar e área gourmet, tudo acontece no mesmo espaço.
Já a cozinha se isola, visto que ela possui uma estrutura industrial, com uma grande coifa, sendo pensada para eventos e comemorações. A zona íntima se dá através de cinco suítes, uma para cada filho, a suíte do casal, outra que recebeu um novo uso, uma sala de jogos, e outra destinada para os hospedes. A suíte master do casal é a mais ampla e tem um grande closet, e o casal possui um banheiro para cada.
A área de serviço é localizada no fundo do apartamento, abrigando a cozinha, lavabo e adega. O projeto aborda a materialidade de maneira instigante, sendo dois materiais completamente opostos, mas que se conectam e integram de uma forma sútil e sofisticada. A madeira carvalho europeu, material leve e suave, em contraste com a pedra Basaltina, material mais duro. A madeira foi mais utilizada nas zonas íntimas e social, com o intuito de manter o conforto.
SH Apartment é um projeto wood frame em madeira clara, com a presença de carvalho natural no piso, teto e paredes. Sendo usado também um conglomerado de pedra natural, mas com o contraponto de não ser trabalhada de forma rústica, mas sim de forma sútil com um acabamento refinado, liso e claro. Mantendo a continuidade soft proporcionada pela madeira.
No hall de entrada é utilizado uma madeira preta, logo o indivíduo entra por um ambiente escuro, e percorre o caminho em direção a luz, criando dessa forma, uma atmosfera poética entre o claro e o escuro, e jogos de luzes e sombras.
O projeto tem como intuito proporcionar uma sensação de uma casa nas montanhas, em questões encontradas no conforto da madeira e e na brutalidade das paredes. Nada menos do que um apartamento com a sensação de casa, e ao mesmo tempo tem a dualidade de uma vista da cidade, como se o observador estivesse numa encosta.