-
Arquitetos: Spacefiction Studio
- Área: 2 ft²)
- Ano: 2023
-
Fotografias:Vivek Eadara, The Fishy Project, Sohaib Ilyas
-
Fabricantes: Blau Wardrobes, One Stone, Rabel Aluminium Systems, Valueline, Water mark Tiles
Contexto: Jubilee Hills, em Hyderabad, na Índia, é um bairro residencial luxuoso e montanhoso. Repleto de mansões opulentas, muitas delas são mais projetos de vaidade do que estruturas sensíveis ao contexto. Cada edifício tenta se destacar, resultando numa mistura desordenada de estilos arquitetônicos. No entanto, o caráter do bairro vem das estradas sinuosas, do terreno rochoso e das árvores imponentes, especialmente das árvores de chama amarela.
O terreno possui 48 m (160 pés) de comprimento, com lados menores de 18 m (60 pés) voltados para norte e sul. Ao norte e sul, logo fora do terreno, estão gigantescas árvores de chama amarela, erguendo-se sobre quatro pavimentos.
Casa de Paisagens em Cascata: A casa tem uma abordagem única, com terraços escalonados e um amplo foyer com jardim suspenso, dando as boas-vindas aos visitantes. Esses níveis acomodam todos os espaços de lazer centrados em um grande volume de dois pavimentos que abriga a piscina. Os cinco pavimentos superiores recuam para criar terraços ao norte, ecoando os campos ondulantes de arroz da Índia. Esses terraços são sombreados ao longo do ano pelo nível que os precede, preenchidos com uma paisagem que deságua nos terraços inferiores subsequentes. As imponentes árvores de chama amarela ao longo dos lados norte e sul atuam como uma barreira visual natural em relação ao entorno imediato, e sua dramática floração sazonal adiciona uma folhagem amarela exuberante à paleta ambiental.
No interior, destaca-se um grande volume central com duas áreas de pé-direito duplo. Uma grande parede de mármore branco percorre toda a extensão deste volume, sobre a qual a luz penetra através das claraboias estrategicamente posicionadas sobre as floreiras internas. Uma escadaria escultural conduz aos quartos no primeiro e segundo pavimentos, proporcionando vistas introspectivas para o volume central. O terceiro pavimento abriga o quarto principal, um escritório e uma varanda privativa. Na cobertura, há um salão de festas para entretenimento ao ar livre.
Materialidade: Mármore branco é o atrativo da paleta, com alguns destaques de gesso em cal bege e latão. A luz torna-se um material, filtrada por meio de várias claraboias em grandes volumes. Floreiras no interior e exterior se sobrepõem ao mármore contrastando para criar uma sensação de atemporalidade. O resultado é uma residência luxuosa e atemporal, que valoriza experiências sensoriais e visuais sobre tendências passageiras.