-
Arquitetos: Veintedoce Arquitectura
- Área: 200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Bryan Arellano
-
Fabricantes: Bloquera la Moderna, Cemex, Comex
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Rodríguez, localizada em Mexicali, é o lar de uma jovem família que aprecia jardins e vida ao ar livre. O que guia a organização dos seus espaços e circulação é a proximidade com o jardim perimetral, permitindo a contemplação de todos os espaços interiores. As curvas aplicadas na interseção e nos cantos de quatro volumes geram um corredor que leva a espaços cercados por vegetação e luz natural.
A casa te recebe com uma cobertura de concreto, um gesto característico das casas da região, necessário para esperar durante os meses quentes. A entrada revela a área mais pública: uma sala de estar com pé-direito duplo iluminada por um clarabóia. As paredes curvas que a delimitam também conduzem à área social da casa. A planta aberta da sala de estar, sala de jantar e cozinha se abre para o pátio, projetado para compartilhar e desfrutar. O eixo visual de uma planta livre com um grande jardim e pátio ao fundo foi o desejo da família desde o início do projeto.
No térreo, o que parece ser um objeto monolítico de concreto sobre o qual repousa a laje é na verdade uma parede curva que abriga um banheiro. Isso articula uma circulação radial ao redor dele que leva à escada. A geometria curva da escada de concreto permite que o banheiro no andar superior seja situado dentro de uma parede curva. O projeto é organizado com o quarto principal no térreo, com conexão direta ao jardim traseiro, enquanto os outros dois quartos e a sala de estar estão no andar superior, deixando assim a maior área disponível para o quintal e jardim.
O jardim é dividido em duas partes: a frente, que abraça a sala de estar, acesso e a parte inferior das escadas que ficam suspensas do lado de fora; e o jardim traseiro, que se conecta à área social interior aberta e contém a área de churrasco, um espaço essencial na cultura de Mexicali.
Duas faixas de materiais unificam os volumes: um acabamento aparente de paredes de concreto armado moldado verticalmente define a faixa inferior, enquanto uma mistura de cimento e areia define a faixa superior. A separação de ambos os materiais é acentuada com uma junta, que torna evidente a espessura da laje. A intenção material é ser um plano de fundo neutro para o futuro jardim denso e destacar as características curvas de suas paredes.