-
Arquitetos: fala
- Área: 200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Francisco Ascensão, Giulietta Margot
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa que não quer ser banal. Os três pisos jogam jogos geométricos ligeiramente diferentes; os espaços são montados a partir de pequenos gestos: tectos inclinados, paredes curvas e quebradas, alturas duplas episódicas, chaminés altas. o piso térreo recebe o espaço social aberto para o jardim, escondendo a circulação e espaços secundários. O nível médio é organizado em torno de um hall no qual uma escada em espiral leva ao sótão. a casa é uma coleção de episódios e fragmentos.
Embora os espaços nos três pisos sejam diferentes, as cores e formas unem o projeto. a casa apresenta um exagero de texturas e padrões. Listras azul-escuro cobrem portadas, cozinhas e armários com puxadores ligeiramente exagerados. Um tapete pontilhado no piso de madeira é repetido em cada nível, servindo como outro elemento unificador. Cada porta tem a projecção de um círculo verde-escuro pintado sobre ela.
As duas fachadas contradizem-se: uma é ordenada, pesada e encantadora; a outra entrega-se ao absurdo, leveza e caprichos lúdicos. O lado da rua é uma grelha de janelas adornada por um coroamento em mármore. O lado do jardim assume a forma de uma parede de vidro interceptada por uma coluna azul e alguns elementos erráticos. Chaminés listradas e esbeltas erguem-se acima do telhado inclinado. Espelhos no jardim traseiro, ao estilo de rousseau, refletem fragmentos da fachada traseira e do interior por trás dela, dividindo e multiplicando a imagem de uma casa peculiar.