-
Arquitetos: André Simão & Nuno Bessa
- Área: 256 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Carlos Eduardo Vinagre
-
Fabricantes: FLOS, Fam Cozinhas, JUNG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no centro histórico de Barcelos, no norte de Portugal, voltado para uma das praças mais antigas da cidade (o “Jardim Velho”), este apartamento ocupa a totalidade do último piso de um edifício de habitação coletiva. A planta irregular - resultante do encaixe do edifício na malha densa desta zona da cidade – e as várias frentes de luz solar disponíveis, serviram de mote para o projeto.
A área social do apartamento é um open-space animado e organizado num jogo entre armários ou estantes/prateleiras, a forma expressiva dos tetos, um degrau orgânico e curvilíneo, dançando em volta de um móvel/bar monolítico, centro gravítico da intervenção. Neste jogo de tensões, o protagonismo de cada elemento é determinado pela sua forma e também pela sua cor ou material (desde planos brancos e inexpressivos, passando por painéis de madeira lacada em azul até aos grandes planos de madeira natural de sucupira - usados no pavimento, na parte alta dos tetos e nos móveis - que absorvem a luz diversa e abundante).
O último ator a entrar em cena é a luz artificial, propositadamente extravagante e difusa, atribuindo novo peso e importância a cada um dos elementos. As áreas social e privada estão ligadas por um longo corredor, escuro e dramático, que enfatiza a experiência de se chegar a cada um dos aposentos, amplamente iluminados, do apartamento.