-
Arquitetos: Adolfo Schlieper Arquitectos
- Área: 311 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Walter Gustavo Salcedo
-
Fabricantes: Aluar, Alvarez, AutoDesk, El Ladrillero , Lucciola
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em um bairro fechado em Roldán, próxima à cidade de Rosario, Argentina, onde a massa edificada se dissolve se transformando em construções baixas cercadas por espaço verde e natureza. Dentro do terreno, a casa se estende toda em direção ao sul, deixando o espaço livre em direção ao norte, para receber os raios de sol do inverno e aproveitar o espaço da piscina no verão.
No térreo, simples planos de alvenaria de tijolos com juntas lisas suportam todo o peso da privacidade, dos espaços íntimos. Esses planos se transformam nos principais elementos divisores do térreo. Eles buscam o exterior em sua parte mais alta, onde o plano que suporta a vida íntima dos habitantes não quer interromper essa constante busca pelos espaços externos.
No interior, os espaços de circulação não são mais locais escuros e infinitos, mas sim locais onde se encontra a possibilidade de se sentir ao ar livre. Certos espaços são separados pelo verde que tenta entrar na casa através de pequenos pátios internos. É o caso da entrada, que precisa ser "procurada" na frente, pois é uma subtração que gera um pátio que também contém a grande abertura de entrada para a casa. É esse espaço que permite a privacidade do dormitório principal no pavimento superior, separando-o dos demais quartos e do escritório. Esse quarto está suspenso para a frente, gerando um grande balanço que, por sua vez, contém a garagem no térreo.
Do outro lado a churrasqueira separada, essa possibilidade de ter um espaço de diversão e lazer fora da casa, onde receber visitas é possível com vistas sempre enquadrando os limites exteriores.