-
Arquitetos: APB Oficina de Projetos
- Área: 480 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marcos Fertonani
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma das casas mais incríveis da cidade apareceu como um presente para nós. De arquitetura pós-moderna, datada da década de 80, estava intacta, com todas as características originais: piso de madeira, granitos, mármores, acessórios e luminárias e toda a estrutura em concreto aparente. Ela se encaixava perfeitamente à ideia que os clientes desejavam para a Casa B/. Encontramos na própria casa as soluções para o conceito do projeto e buscamos ir além, realçando todo o potencial que ela nos oferecia. O conceito: a casa continuar sendo casa para os clientes, aconchegante e acolhedora.
Então veio o desafio, adequar o programa de necessidades e normas que um salão de beleza exige preservando ao máximo a beleza, atmosfera e por que não, móveis e elementos que já pertenciam a ela. Preservamos os grandes panos de vidro, acolhemos a iluminação natural, e agregamos o concreto aos novos elementos, que assim como os espelhos suspensos, se camuflam com a paisagem. A antiga mesa do escritório foi restaurada e ganhou um tampo de mármore, as curvas do antigo bar se estenderam para os bancos, que apesar do concreto, bruto, proporcionam leveza e movimento. O pendente, que antes levava jantares, agora ilumina a recepção. A iluminação, cuidamos ao máximo para manter as luminárias originais em seus pontos originais, apenas adequando, discretamente, o necessário, afinal, é uma casa de beleza. Para manter a fluidez e integração entre os ambientes, reinventamos divisórias com os tijolos de vidro que já faziam parte dos detalhes originais da casa. Trouxemos novos significados para lugares que antes eram apenas passagem e, em outros, abrimos espaço para acolher, agregando os materiais e elementos que compõem a identidade da casa com a identidade da Casa B/.
Sem deixar nenhum detalhe passar despercebido, abraçamos todos os espaços e permitimos que ambientes comuns se tornassem especiais. Na sala da noiva, fugimos do óbvio e acompanhamos a linguagem empregada em todo o projeto. As pedras naturais que envolvem a sala de banho acolhem e acalmam. As cubas reutilizadas do antigo banheiro completam a personalidade e força que encontramos na casa. O resultado foi uma experiência sensorial, onde o projeto materializa o sentimento e as expectativas para ser não apenas um salão de beleza, mas uma casa de beleza e bem estar: a Casa B/.