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Arquitetos: DDB Architects
- Área: 14973 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Schran Image, Yan Zheng
Contexto. Xi'an, renomada cidade histórica chinesa de treze dinastias, possui ricos recursos culturais. O Pagoda Jianfu, que foi construído na cidade de Chang'an, no início da Dinastia Tang, agora está localizado dentro do Museu de Xi'an. Devido à sua localização geográfica especial e importância para a história da humanidade, a região foi designada como sítio histórico e cultural do Pagoda, testemunhando o vigoroso desenvolvimento da cidade. Em dezembro de 2018, Xi'an lançou o projeto chamado "Renovação Abrangente da Área Histórica e Cultural do Pagoda Jianfu", que tem como objetivo estabelecer um museu e centro de serviços turísticos no local, utilizando uma área de aproximadamente 12.600 metros quadrados. No planejamento geral de preservação histórica, o projeto deve lidar com a relação entre arquitetura, locais históricos e a cidade, para melhor integrar o ambiente construído com a vida urbana e recriar as características históricas.
Uma humilde revisão histórica - O Pagoda (incluído na Lista de Patrimônio Cultural Mundial), a Avenida Suzaku, Oitava Rua Cruzada na cidade de Chang'an e o Museu de Xi'an juntos constituem o contexto histórico e volume espacial mais importante da área alvo deste projeto. Dada essa complexa origem urbana, a humildade reflete nosso respeito pela história. Com base no tecido e nas funções urbanas do local, o projeto precisa dialogar com as características circundantes. Portanto, estabelecemos uma estratégia que se concentra em preservar as características originais do Pagoda e do Museu, destinando ao novo museu e ao centro de serviços turísticos um papel complementar. Nesse caso, os três volumes estarão posicionados de frente um para o outro e responderão ao contexto histórico e cultural desta área.
Por meio da compreensão e análise da ideia por trás da construção da cidade de Chang'an, o conceito de casas na Dinastia Tang foi transformado em uma sequência de cidade, praça e pátio. A organização do espaço arquitetônico sugeriu a localização das ruínas, e o projeto paisagístico também foi adicionado para indicar onde estão localizados os limites da praça. As formas são todas discretas, com ondulações ordenadas dentro do limite de altura de 12 metros, e estão integradas na área geral de forma que sejam sutilmente escondidas da cidade.
A vitalidade do espaço aberto. Além de exibir e proteger as ruínas, a singularidade deste projeto também reside em sua estreita integração com o espaço urbano. As antigas paredes da praça, valas e pátios quadrados são traduzidos em espaços físicos contemporâneos, e as funções históricas das "paredes da praça" são enfatizadas com o paisagismo, fornecendo locais para atividades públicas e fazendo parte das exposições. Referindo-se ao layout do local, as lacunas entre os volumes são projetadas como passagens de entrada. Os degraus ascendentes no lado esquerdo do museu levarão os visitantes ao pátio no segundo nível. Mesmo quando o museu está fechado, as pessoas ainda têm a oportunidade de avistar o Pagoda.
Ao projetar o museu, a dimensão do corpo humano é empregada para organizar espacialmente as ruínas, contendo-as em um espaço de grande vão e contribuindo para a interação entre dois ambientes. Os pisos de vidro sobre as ruínas são usados para garantir que as cenas passadas sejam visíveis e preservadas, e a conexão das lacunas entre as ruínas servem como rota de visita. Desta forma, os visitantes podem passear pela história e desfrutar da ilusão espacial de se deslocar entre tempos antigos e modernos. Além disso, a nova tecnologia de exibição também ajuda a mobilizar a sensação física dos visitantes, proporcionando uma experiência cultural imersiva.
Linguagem arquitetônica concisa. Nos inspiramos na história. Os blocos de construção com base no layout das ruínas, combinados com elementos traduzidos de diferentes formas de telhados da Dinastia Tang e o design da fachada que alterna entre virtual e real, naturalmente constituem nossa própria linguagem arquitetônica com um típico "estilo chinês contemporâneo". Em seguida, tanto o museu quanto o centro de serviços turísticos não apenas podem ser bem identificados, mas também podem ser tecidos nas características históricas circundantes. O museu se desdobra na forma de um pátio central. O espaço central de grande vão é construído com um teto de vidro, envolvendo completamente a área de exposição das principais ruínas. Várias combinações de coberturas respondem ao layout das ruínas e ao mesmo tempo ecoam as características dos pátios tradicionais. O centro de serviços turísticos também é composto por volumes e coberturas marcantes.
Localizado na Oitava Rua Cruzada, ele dialoga com o salão de exposições na outra extremidade, o que permite uma revisão histórica da cidade de Chang'an. Para evitar confundir o museu com as ruínas, novos materiais funcionam como um meio adequado para lidar com a relação entre a natureza contemporânea do museu e a história e cultura por trás do local. O projeto utiliza placas metálicas de titânio-zinco, elementos de madeira maciça e paredes de vidro como os principais materiais de fachada. A cobertura usa um elemento de metal fosco para recriar a imagem tradicional das telhas. Por meio da textura simples e delicada, o senso de história apresentado ecoa os artefatos culturais do local, criando uma atmosfera cultural humilde e elegante.
O objetivo do projeto do Museu Anrenfang e do Centro de Serviços Turísticos de Anren não é simplesmente estabelecer um monumento para a cidade, mas alcançar um alto grau de integração entre as ruínas e a vida pública. Com uma atitude humilde, construímos um museu e um centro turístico que se encaixam bem com a história e a cultura do Pagoda, e temos certeza de que eles criarão uma matriz de novas histórias reunindo exposições, educação, interação social e experiências.