-
Arquitetos: Peter Pichler Architecture
- Área: 6200 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Gustav Willeit
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Peter Pichler Architecture acaba de inaugurar a nova sede da Bonfiglioli em Calderara di Reno, Bolonha, Itália, concebida para atender à necessidade de um edifício de escritórios eficiente e funcional, refletindo o profissionalismo, a inovação e a história da empresa italiana. Fundada em 1956, a Bonfiglioli é líder na fabricação e fornecimento de uma ampla gama de produtos, como motores, sistemas de acionamento, caixas de câmbio planetárias e inversores. Suas soluções desempenham um papel crucial nos setores de automação industrial, máquinas móveis e energia renovável em todo o mundo.
A sede é a última parte de um empreendimento maior chamado EVO, que é a maior unidade industrial do Grupo na Itália. O EVO foi projetado para atender aos mais recentes padrões de eficiência energética, garantindo um desempenho excepcional em termos de impacto ambiental. Isso é alcançado por meio de uma central fotovoltaica com potência de pico de 3 MW, instalada não apenas nos telhados das novas instalações, mas também nos toldos do estacionamento dos funcionários. A nova sede foi concebida como um "edifício quase zero energia" (NZEB) e utiliza bombas de calor geotérmicas e tetos radiantes para economizar ainda mais energia e proporcionar conforto interno adicional. Destaca-se como um marco reconhecível que se eleva e se integra ao ambiente - uma abordagem radical em direção à sustentabilidade, com uma geometria inteligente.
O projeto teve como ponto de partida a integração da tipologia do pátio dos edifícios existentes do plano mestre na volumetria. Este pátio abriga um jardim verde no térreo, melhorando a ventilação natural através de um efeito chaminé. Em resposta às condições locais de incidência de luz solar, o telhado do prédio foi inclinado, ampliando a fachada norte para maximizar o espaço de trabalho com luz natural indireta. As fachadas e o telhado voltados para o sul da sede são revestidos com uma segunda pele feita de uma malha contínua de alumínio plissada personalizada, que filtra a luz intensa e garante um ambiente interno confortável, ao mesmo tempo em que economiza energia. A geometria plissada é inspirada nas engrenagens da empresa, enquanto a malha de alumínio lembra as aparas que são produzidas diariamente como subproduto da cadeia de suprimentos da empresa.
O edifício apresenta espaços amplos sem colunas através de uma fachada de exoesqueleto. No interior, reflete o design moderno do local de trabalho, incentivando a conectividade e a colaboração. O layout é cuidadosamente planejado, com departamentos distribuídos em vários níveis para promover uma interação pública otimizada e sinergia com os edifícios circundantes. Duas escadas esculturais em espiral, feitas de aço, não são apenas conectores físicos entre os andares, mas também simbolizam um vórtice de troca de criatividade, convidando a um fluxo contínuo de ideias. No 3º andar, uma ponte atravessa o pátio interno, conectando os departamentos para facilitar o fluxo de trabalho e a comunicação.
O edifício dá especial ênfase à saúde e ao bem-estar, incorporando espaços verdes e maximizando a luz natural indireta para melhorar o ambiente de trabalho. Seu design exclusivo de telhado inclinado resulta em seis terraços, todos orientados para o sul. Esses terraços proporcionam espaços ao ar livre serenos para reflexão e pausa, oferecendo vistas do icônico Santuário Madonna di San Luca. Essa conexão com o exterior, juntamente com as vistas panorâmicas, enriquece a experiência diária dos ocupantes do prédio.
A nova sede da Bonfiglioli não é apenas um local de trabalho, mas também um exemplo do potencial do design sustentável no setor industrial. Ela se destaca como um modelo para edifícios com baixa emissão de carbono e autonomia energética, incorporando os princípios da economia circular. Além disso, está preparada para se adaptar às necessidades em constante evolução da empresa e de seus colaboradores.