-
Arquitetos: Riken Yamamoto
- Área: 58154 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca de Tianjin, localizada no distrito cultural da cidade de Tianjin, na China, é uma biblioteca de um tamanho inconcebível no Japão; tem uma área total de 55.000 metros quadrados e 5 milhões de livros. O edifício é composto por vigas-parede dispostas em uma grade de 20,4 m x 20,4 m. Cada camada de vigas é deslocada 10,2 metros da camada diretamente abaixo dela.
Um nível intermediário é instalado entre as camadas para que este edifício de cinco andares pareça ter dez camadas cruzadas. A estrutura de vigas, que parecem ser paredes à primeira vista, na verdade são treliças de aço.
Um hall de entrada que se estende por todo o prédio de norte a sul está no centro da biblioteca no térreo, tornando possível para qualquer pessoa acessar as instalações. As vigas cruzam o espaço acima e as estantes de livros são incorporadas nelas. O espaço de vários níveis proporciona uma visão clara das estantes de livros em cada andar.
A biblioteca inteira é um espaço cercado por estantes de livros. As paredes que se cruzam criam tanto um grande espaço aberto quanto espaços menores e articulados. Esforços foram feitos para criar espaços de leitura o mais diversificados possível precisamente porque a biblioteca é tão grande. Os visitantes podem experimentar uma grande variedade de lugares enquanto passeiam pela biblioteca.