-
Arquitetos: Riken Yamamoto
- Área: 12095 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Tomio Ohashi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2022, fomos escolhidos para projetar um museu através de uma Seleção Baseada na Qualidade, que foi o primeiro teste realizado pela prefeitura de Yokosuka como município japonês. O projeto começou do zero e foi desenvolvido por mais de dois anos através de discussões com muitas pessoas, incluindo curadores de museus.
De frente para o mar ao norte e cercado por montanhas, o terreno tem a topografia de vale típica de Yokosuka. Enterramos a maior parte do volume arquitetônico no solo para criar um museu em comunicação com a paisagem natural. O espaço interno é planejado como camadas de caixas: as bordas são destinadas a instalações públicas abertas como restaurantes e salas de oficinas; a parte central é para instalações mais sensíveis, como exposições e abrigo das coleções. Esse sistema resolve os severos problemas ambientais associados à localização à beira-mar.
A dupla camada de telhado e parede, composta por placa de vidro externa e placa de ferro interna, cobre toda a área de exposição e coleção e é um sistema para controlar a luz solar. Ao caminhar pelo espaço interno envolto por essa enorme dupla camada, os visitantes podem experimentar não apenas a exposição em si, mas também as diversas atividades relacionadas à arte.