-
Arquitetos: Riken Yamamoto
- Área: 703269 m²
- Ano: 2004
-
Fotografias:Tomio Ohashi, Mitsumasa Fujitsuka
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto, que combina habitação coletiva e instalações comerciais, está localizado em um distrito de desenvolvimento de escritórios a cerca de dois quilômetros a leste da praça Tianamen, o centro de Pequim.
As instalações comerciais ocupam os três andares inferiores, e os andares superiores são residenciais. Na maioria dos projetos desse tipo, as instalações comerciais estão dispostas no nível da rua ou próximo a ela, e outros locais são reservados para uso exclusivo dos residentes. Dessa forma, o arranjo seria bastante excludente, mas isso não é adequado para esse distrito no centro de Pequim. No SOHO, há muitos lugares aos quais as pessoas de fora têm acesso livre. Os espaços criados entre os edifícios são como vias públicas que permitem a entrada de pessoas de fora. Os carros e os pedestres também são separados; o tráfego de veículos fica todo no nível do subsolo. Isso permite que os espaços semelhantes às ruas no primeiro andar fiquem completamente livres para os pedestres. Instalações comerciais, como restaurantes e lojas, e pequenas praças ficam de frente para essas ruas. O resultado é um novo espaço semelhante a uma rua e uma praça que não apenas os habitantes do edifício, mas também a população de Pequim, podem desfrutar com segurança.
Buscamos uma forma de expressão arquitetônica totalmente abstrata. Esperávamos que esses edifícios tivessem caráter, não pelo design pós-moderno, que estava na moda em Pequim, mas pelas atividades das pessoas no subsolo, no primeiro andar e em vários outros lugares.