-
Arquitetos: Lahznimmo Architects
- Área: 8100 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Rory Gardiner
Descrição enviada pela equipe de projeto. Powerhouse Castle Hill é um armazém da Coleção Powerhouse, dedicado à pesquisa e conservação. Ele faz parte do Museu Discovery Centre, em parceria com o Museu Australiano e os Museus de História de Nova Gales do Sul. No local, existiam seis grandes galpões de armazenamento do acervo que estavam alcançando sua capacidade máxima. Aproximadamente 95% da Coleção Powerhouse é mantida armazenada a qualquer momento, com a maioria localizada em Castle Hill. Antes da construção da Powerhouse Parramatta, mais itens seriam transferidos para Castle Hill, incluindo funcionários e funções adicionais, como laboratórios de conservação.
Em 2018, a CreateNSW contratou a lahznimmo architects para projetar uma nova instalação de 9.000 m2 para:
- Armazenamento para a coleção e arquivos do Powerhouse.
- Espaços flexíveis para educação e programas públicos, oficinas, palestras, exposições e eventos.
- Laboratórios de conservação e espaços de trabalho para a coleção.
- Instalações para fotografia, digitalização e documentação da coleção.
- Espaço de trabalho para 50 funcionários e pesquisadores visitantes.
- Áreas para preparação de objetos e exposições, embalagem, quarentena e armazenamento temporário.
Conhecido como Edifício J, as novas instalações são uma importante interface voltada para o público na Showground Road e se integram ao campus mais amplo do local. O novo prédio de 130 metros, está posicionado no sentido norte-sul, com um corredor leste-oeste separando as áreas de armazenamento das áreas de exposição e do pessoal, facilitando o fluxo de pedestres em todo o local.
As instalações no edifício são versáteis e destinadas a atender às necessidades de diversos grupos de usuários, incluindo funcionários, voluntários, grupos educacionais, pesquisadores, artistas, cientistas, parceiros da indústria e o público em geral. Isso amplia a capacidade do local para realizar exposições públicas, proporcionando uma instalação de museu muito necessária para os habitantes do noroeste de Sydney. Há também um espaço de exposição flexível com 10 metros de altura na entrada principal.
A sala de armazenamento da coleção é visível permanentemente dentro do vestíbulo de entrada principal. Uma abertura envidraçada sem moldura, com 3,5 metros de altura e 9 metros de comprimento, permite que o público veja a área de 3000 metros quadrados de armazenamento de Objetos Muito Grandes, como aviões, trens e automóveis.
A instalação de armazenamento foi projetada para manter temperatura e umidade constantes, garantindo a proteção do acervo. Com uso de revestimento refletivo de alumínio sobre isolamento térmico nos painéi de concreto pré-moldados da parede proporciona uma massa térmica estável no interior.
A seleção de materiais é simples e básica, com a intenção de destacar suas características naturais. Isso inclui alumínio com acabamento laminado, paredes de concreto sem acabamento e pisos de concreto polido. Quanto às cores, a paleta segue uma variedade de tons frios, que vão do branco ao cinza e até o preto.
O revestimento de alumínio corrugado proporciona uma expressão utilitária distinta, seguindo a tradição dos galpões industriais. Ele é instalado sobre uma base de concreto pré-moldado corrugado, que protege o alumínio dos movimentos dos veículos no local. As aberturas no revestimento são moldadas com dobras para dentro e para fora, projetadas para se adaptar às atividades internas.
O sistema elétrico é complementado por um sistema fotovoltaico de 100 kW instalado no telhado. A água da chuva é coletada e utilizada para descargas de vasos sanitários.