-
Arquitetos: Nó Arquitetura
- Área: 20 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Bruno Meneghitti
-
Fabricantes: Nina Martinelli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trabalhar em Tiradentes-MG é um privilégio. Uma cidade com tamanha relevância histórica, territorial, arquitetônica e urbanística trouxe bons ares para o projeto. A rua direita, principal via pública da cidade, é o cenário da implantação da loja. Um casarão barroco tombado, nosso objeto de exercício de arquitetura. O partido de projeto foi baseado em uma combinação clara: trazer o espírito do tempo que a cidade histórica emana e representar a marca Chico Rei, com toda sua postura contemporânea, inquieta e provocativa.
Optamos por uma paleta de materiais controversa e curiosa: Ladrilhos hidráulicos, telhas coloniais, pedra natural e paredes descascadas contrastam com policarbonato, acrílico e serralheria. As telhas coloniais são as protagonistas do projeto. Estudando sua forma e desenvoltura, decidimos explorar todas as possibilidades que ela nos dá além de cobertura de telhados. Elas dão as boas vindas no balcão de atendimento, revestindo verticalmente a marcenaria. Na horizontal invertida, se tornaram expositores e organizadores, e no fundo da loja, se tornam o estoque, carinhosamente chamado por nós de adega de camisetas. Para que essa ideia se tornasse viável, foi preciso desenvolver uma embalagem específica para esta loja, uma caixa hexagonal armazena camisetas enroladas, que quando combinadas, formam uma espécie de colméia, diversa, rígida e empilhável.
Discretas araras em serralheria organizam as coleções de camisetas e logo acima caixas de acrílico destacam a peça principal de cada uma delas. Tal solução expositiva, trouxe certa translucidez e ausência de materialidade, evidenciando as paredes em terra ao fundo. Pequenas placas azuis também caracterizam o projeto, remetem a sinalização das ruas da cidade, identificam os produtos e brincam com o imaginário local. E por fim, no provador, optamos por provocar com alguma relação com a manufatura, o trabalho artesanal: uma cortina e espelho em macramê com inúmeras franjas e camadas. Esse singelo projeto é uma discreta e gentil homenagem à Minas Gerais.