- Ano: 2024
-
Fotografias:Michal Vršanský
-
Fabricantes: PREFA, SANELA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto aborda a conversão do refeitório e salas de aula especiais originais em uma estrutura mais abrangente de salas de aula para atender aos requisitos atuais de eficiência energética e higiene. Aumenta significativamente a capacidade da cozinha e quase duplica o volume total. Em vez das salas de aula especiais originais, agora existem salas de aula centrais, instalações para professores e zelador da escola, além de um novo espaço ao ar livre multifuncional.
A escada original e as instalações sociais são substituídas por uma nova estrutura que se expande por cinco andares, incluindo uma escada, instalações sociais, escritórios e espaços técnicos. A estrutura se destaca por sua expressão arquitetônica, caráter tectônico único e materiais.
A aparência sóbria da fachada de concreto pré-fabricado contrasta com o revestimento colorido do edifício original. O próprio refeitório é expandido em um andar para as salas de aula recém-criadas. A superestrutura adota a tectônica do original com uma sutil mudança expressiva. Está claramente separada da estrutura original, embora os materiais permaneçam os mesmos. Novos elementos incluem sutis "arquitraves" ao redor das aberturas.
A nova camada arquitetônica faz referência ao trabalho e à era do arquiteto Vladimír Dedeček, e será enfatizada ainda mais por uma obra de arte integrada sobre esse tema (Mgr. Art. Ivana Palečková). O design não "infantiliza" os requisitos da escola primária e se baseia na simplicidade e praticidade, tanto espacial quanto material. Apesar dos novos requisitos extensivos espaciais e funcionais, o projeto preserva a qualidade da arquitetura, agora enriquecida com uma nova camada arquitetônica e significativa.