-
Arquitetos: Meguro Architecture Laboratory
- Área: 85 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Koichi Torimura
-
Fabricantes: IOC Flooring, LIXIL , Toto, UNIWOOD
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Tanabata é uma residência compacta, com 85,23 m2, projetada para acomodar quatro membros da família: um marido que é professor universitário, sua esposa e seus dois filhos em idade escolar. Localizada em uma área residencial na parte oeste de Tóquio, conhecida como Musashino, a casa está cercada por uma natureza exuberante, com uma variedade de plantas, árvores, parques e rios. A Casa Tanabata possui um jardim no terraço e sua está localizada em um terreno de esquina que tende a ficar alagado durante a estação chuvosa.
Devido às características do terreno, optamos por criar um jardim em terraço no canto do lote e instalamos meio-fios de concreto com 40 cm de altura ao longo da fronteira entre o jardim e a rua. Este jardim em terraço proporciona um espaço versátil para diversas atividades ao ar livre, como brincadeiras infantis e festas de churrasco. Prevemos que o jardim será utilizado com frequência, por isso propomos o plantio de flores silvestres e árvores como amora e ameixeira, que são plantas resistentes e de baixa manutenção, mesmo quando sujeitas a pisoteio. Além disso, essas plantas coexistem harmoniosamente com outras espécies encontradas comumente na em Musashino. Essa é a razão pela qual denominamos a casa de Casa Tanabata.
"Uchi niwa" (Jardim Interior): um espaço neutro que promove conexão flexível - Enquanto o jardim no terraço representa o ambiente externo, o "Uchi niwa" é o jardim interno. Trata-se de um amplo espaço de pé-direito duplo, localizado no primeiro andar, sem divisórias ou mobília. O "Uchi niwa" foi concebido para se conectar fisicamente e visualmente a outros espaços, tanto horizontal quanto verticalmente, tanto dentro quanto fora da casa. Devido às suas características, contribui para suavizar as fronteiras entre outras áreas, proporcionando uma sensação de amplitude entre o interior e o exterior. Sendo um espaço aberto sem uma função específica, pode ser utilizado para diversos propósitos, conforme as demandas, o momento e a situação dos moradores.
Isso torna o "Uchi niwa" um espaço versátil e adaptável que pode responder a qualquer mudança. Pode, por exemplo, se transformar em um espaço de trabalho quando o pai precisar de um local para suas leituras e pesquisas. Pode ser usado como área de estudo para as crianças após a escola ou como um playground nos dias chuvosos. Nos fins de semana, é um espaço relaxante para a família passar tempo juntos. Em ocasiões especiais, como visitas de hóspedes, a sala de jantar pode ser convertida em um quarto de hóspedes ao fechar as divisórias móveis, enquanto o "Uchi niwa" pode servir como área de jantar temporária.
Além disso, o "Uchi niwa" também se conecta visualmente ao jardim do terraço por meio de uma grande janela estilo bay window. Ao longo da fronteira entre o interior e o exterior, projetamos um banco longo embutido. Ao sentar-se no banco e olhar para fora pela janela, a distinção entre dentro e fora se dissipa. É como se o espaço interno se estendesse para o exterior. Podemos dizer que o "Uchi niwa" garante uma conexão fluída em termos de atividades e relacionamentos humanos, além de servir como ponto de acesso para conectar a casa ao ambiente externo.