-
Arquitetos: Dar Arafa Architecture, SAM architecture
- Área: 4310 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Georges & Samuel ( The GS Studio)
-
Fabricantes: Decomo, Mubun Furniture, Nadim Group, Randa Fahmy
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Maison D'Égypte é uma tentativa de revisitar a essência da arquitetura egípcia, especialmente considerando sua forte localização parisiense: a Cité Internationale Universitaire de Paris, repleta de edifícios do início do modernismo, como a Fondation Suisse de Le Corbusier, de 1933, e a Casa do Brasil, de 1957. A intenção do projeto era criar um edifício para ser mais do que apenas um dormitório padrão e transformá-lo em um lar longe de casa para estudantes egípcios e de outras nacionalidades no coração de Paris.
A principal questão era, o que torna uma casa um lar, e o que o torna particularmente egípcio? Nossa resposta foi que uma casa se torna um "lar" quando as condições de tranquilidade, conforto, segurança e proteção são atendidas. Assim como um equilíbrio entre familiaridade e novidade, comunidade e individualidade, o público e o privado.
Torna-se um "lar egípcio" quando o aconchego e a luz, tanto físicos quanto psicológicos, reinam. Assim como o Egito, deve ter um caráter forte que também se comunica sinceramente com seu entorno e respeita plenamente seu contexto urbano. Tivemos que encontrar um terreno comum entre as diretrizes principais da arquitetura egípcia e da arquitetura parisiense, especialmente com relação à forma, materialidade, configuração espacial e organização do edifício.
Uma forma monolítica monumental, feita de concreto colorido autolimpante, envolveu-se em torno de uma antiga árvore vermelha, voltada para leste, dando lugar a uma parede de vidro transparente de 9 andares, com um átrio de 8 andares atrás dela. A luz natural invade o prédio, já que os quartos estão todos organizados ao redor de corredores de um lado, com vista para o átrio, que abriga em seu primeiro andar um jardim interno exuberante com plantas egípcias. O átrio é coroado no 8º andar por um solário que apresenta vistas maravilhosas do horizonte de Paris.
Em um terreno de 1915 m2, a Maison d'Égypte possui 195 quartos para estudantes, 177 quartos padrão, 15 m2 + 15 quartos de 20-21 m2, e por fim, 3 suítes de 33 m2; todos os quartos, exceto os padrões, são acessíveis. A casa inclui um salão multiuso de 200 m2, uma academia de 60 m2, uma sala de TV de 60 m2, um lounge de 85 m2, uma sala de reuniões, salas de estudo e música, e uma cozinha e refeitório em cada andar. Também há escritórios administrativos, lavanderias, grandes depósitos e dois apartamentos de 90 m2, um serve como residência do diretor da moradia e o outro hospeda ocasionalmente convidados importantes vindos do exterior. O telhado é coberto com painéis solares que fornecem 15% das necessidades energéticas do edifício.
Waleed Arafa selecionou antigos textos egípcios que falam do aprendizado e do poder do conhecimento que foi ensinado aos estudantes egípcios antigos. Com a ajuda de dois egiptólogos estabelecidos, Salima Ikram e Anne-Claire Salmas, ele aplicou o texto na fachada principal do prédio como uma mensagem para toda a Cité e como um gesto egípcio único.