-
Arquitetos: Wang Weijen Architecture
- Área: 118 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Wenzhong Gao, WWJ ARCH
Tecido de Hutong
Presume-se que a origem do pátio seja a divisão do terreno original, com a casa ao norte e o pátio ao sul. Devido a uma série de condições de preservação e questões de direitos de propriedade, o projeto concentra-se na criação da paisagem do pátio e na ligação entre o interior e o exterior da casa ao norte.
Pátio Paisagístico
No pequeno pátio, o espaço é definido pela presença da cobertura de vidro, enquanto a hierarquia espacial é enriquecida pela presença da piscina e das plantas verdes. A sinuosidade da parede que circunda o lago de flores coordena a relação entre a paisagem interior e exterior do pátio. O design procura criar uma integração rica e transparente no ambiente reduzido, destacando a qualidade artesanal dos materiais e da construção, e distribuindo os detalhes na relação espacial do amplo pátio. Responder às condições reais envolve mais do que simplesmente criar uma nova estrutura; é alcançar o equilíbrio e a unidade de todo o pátio através de intervenções parciais em alguns elementos comuns, sempre tendo em mente os requisitos funcionais.
Fachada Interior e Exterior
A fachada reforçada de bambu e aço não apenas funciona como uma barreira, mas também conecta os espaços internos e externos por meio de comportamentos físicos e vistas. No aspecto arquitetônico, a combinação de madeira de bambu e metal pintado resultou em uma linguagem moderna. A prateleira abaixo da bancada atende às necessidades diárias do hotel, enquanto o vidro em um dos lados permite vistas dos azulejos azuis e da piscina no pátio. Grandes áreas de janelas de vidro contínuas conectam os ambientes interno e externo, com janelas adicionais com abertura de ventilador e tela para ventilação e controle de insetos. O canto de vidro sem moldura traz um pedaço do céu para dentro. A variação na profundidade dos materiais de bambu e aço na parede externa cria uma sensação de intimidade em todo o pátio, oferecendo uma possível solução para a reconstrução residencial em uma área restrita.
Plano de Divisão Vertical
No quarto ao norte, que mantém a estrutura original do edifício, um novo mezanino é instalado em uma altura suficiente para abrigar o banheiro abaixo, transformando-o em um quarto aconchegante. Uma prateleira baixa, feita de bambu, aço e vidro combinados, serve como guarda-corpo, mantendo a conexão visual entre o mezanino e o pátio. Do outro lado, um pequeno banco integra o aquecedor de água e o ar-condicionado, enquanto um espelho é usado para ampliar a sensação de espaço. A entrada para o mezanino é feita através de uma escada de madeira. Um pequeno lounge é montado no primeiro andar. Devido ao espaço limitado, a estratégia de design é integrar os móveis ao redor do ambiente. Por exemplo, o guarda-roupa é embutido sob a escada, o porta-sapatos fica sob a plataforma de descanso e a bancada, pequenos armários e o quadro da fachada são todos integrados. Uma pintura de cimento texturizada em tom de cinza quente unifica a parede abaixo do mezanino, criando uma sensação de aconchego.