-
Arquitetos: Colajj
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marcos A. Sousa ©
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta remodelação incidiu num apartamento no Porto num prédio sobranceiro ao rio Douro. O gesto global do projecto tratou de estabelecer novas relações espaciais, sem que se alterasse a distribuição programática original, através da simplificação geométrica de cada espaço e da integração pontual de novos elementos de carpintaria e serralharia.
O revestimento geral das paredes e tectos é um acabamento cimentício espatulado texturado, que côa a luz espelhada de sul sobre um tom de cinza de aspecto inacabado. A presença da carpintaria devolve a suavidade necessária a este ambiente algo cru.
A cozinha é um exemplo claro desta intenção por funcionar como um nicho de madeira embutido numa grande sala de cimento, e é com o deslizar de um painel que a relação espacial se transforma. Os elementos metálicos retiram alguma abstração ao planos de lisos pela sugestão da sua manipulação.
O sistema eléctrico à vista no tecto da sala foi consequência de se pretender usar todo o pé-direito disponível numa superfície maciça onde não era possívem ocultar cablagem, mas que oportunamente permitiu indiciar a sugestão de ocupação do espaço de mobília, e assim trazer algum detalhe a um espaço tão vazio.
O mesmo recurso estilístico é transmitido pela portada, que no seu desdobramento muda expressivamente o desenho das bandas de sombra que varrem a sala. O soalho existente de afizélia foi lixado, polido e encerado, para se harmonizar com a atmosfera lumínica do apartamento e poder atenuar a dureza do sol.