-
Arquitetos: Earthbound architecture, Namelok
- Área: 280 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:MWA Hart Nibbrig
Descrição enviada pela equipe de projeto. Misturando-se harmoniosamente com o verde dos arredores de uma propriedade centenária, a Casa do Pomar revela seu telhado arrojado. Embora mantenha uma presença robusta e autêntica, a Casa do Pomar apresenta uma rica variedade de materiais cuidadosamente dispostos, inspirados nos elementos de seu ambiente. Assim como a parede existente na horta ao lado da casa, as paredes internas, a estrutura de madeira e o telhado foram construídos com tijolo Hilversums recuperado.
As pereiras que florescem no pomar não prosperam ao lado dessas paredes. Em vez disso, as funções principais da casa se integram perfeitamente a este elemento divisor. Uma estrutura de madeira maciça de carvalho envolve as paredes de alvenaria. A singularidade das elevações frontal e traseira resulta em uma forma de telhado variável. Esse aspecto desempenha um papel forte e definidor no espaço interno e na aparência geral da casa, estendendo-se para ambos os lados dos dois jardins. Uma sala de leitura privada ao lado do pomar e uma área de jantar aberta oferecem vistas para o jardim de vegetais.
Formas locais reinventadas - Começando como uma mansarda tradicional, que se inspira nas formas dos edifícios ao redor, o telhado gradualmente se transforma em uma borda de inclinação assimétrica. Enquanto uma extremidade se curva de forma definida, a outra se dissolve na vastidão da propriedade, adotando uma forma de pavilhão. O revestimento reflete uma abordagem de design que reinterpreta técnicas tradicionais de construção e artesanato. Ardósias naturais em tons de cinza-esverdeado são aplicadas e arranjadas em um padrão de maasdekking. Visando construir uma casa passiva, os painéis solares são integrados de forma única para se harmonizarem com a cor das ardósias e a proporção da cobertura.
Artesanato natural - Além de utilizar materiais à base de biomassa de forma significativa no projeto, uma ampla gama de materiais contribui para definir a essência da casa. O hempcrete, um compósito biológico, é usado para preencher a estrutura principal, proporcionando excelente isolamento, enquanto os acabamentos internos de estuque de barro criam uma atmosfera acolhedora e calorosa. À medida que o fogo crepita na sala de estar em um dia de inverno, os azulejos azuis feitos sob medida começam a brilhar, fazendo parte de um ecossistema material mais amplo, que remete ao pomar e às histórias locais. A paleta de materiais da casa apresenta uma variedade de essências de madeira, texturas que variam de ásperas a suaves, e tons que vão desde minerais até quentes.
Na fachada frontal da casa, o revestimento de gesso de cal e as soleiras de pedra contrastam com o revestimento de cedro serrado de forma rústica, semelhante a um jardim, na parte de trás. No interior, os espaços apresentam um detalhamento que lembra o interior de um navio, com painéis brilhantes de mogno que vão das paredes até o teto. Essas superfícies de madeira reflexivas se encontram com os elementos internos feitos sob medida de carvalho. As superfícies lisas são compostas por azulejos de terrazzo e pias feitas sob medida, enquanto as paredes dos banheiros são revestidas com azulejos brancos esmaltados Friese Witjes, comumente usados em interiores tradicionais holandeses.