-
Arquitetos: Atelier Z+
- Área: 960 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Min Yang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque da Paz, inicialmente estabelecido em 1958 sob o nome "Parque Tilan" em sua fase inicial de construção e posteriormente renomeado no ano seguinte, é um parque urbano historicamente significativo no nordeste de Xangai, classificado como o terceiro maior parque na cidade central dentro do anel interno.
O antigo acesso foi construído em 1996 e apresentava um portão de ferro centralmente posicionado de frente para a avenida arborizada do parque, com uma praça de entrada. Ao norte do portão havia uma guarita, e ao sul havia um muro conectado ao prédio adjacente, com uma grande árvore logo atrás. O muro apresentava uma placa gravada com as indicações: "Parque da Paz". O antigo portão, caracterizado por paredes de granito marrom estendidas horizontalmente na frente das imponentes árvores, teve seu layout espacial preservado desde o período inicial de construção.
A renovação da entrada da Rua Tianbao visa abordar o tema atual de abertura urbana, preservando as memórias da cidade e respeitando a história do parque. Concentramo-nos no layout espacial mais significativo da entrada, caracterizado pela interação harmoniosa entre o muro com a placa do parque e as imponentes árvores, criando uma praça frontal acolhedora. A reconstrução in-situ envolve o uso de paredes de pedra seca da mesma cor, complementadas pelas placas de aço corten com fontes que combinam com as originais. Para melhorar a entrada do parque, um jardim com elementos de água é introduzido em um recuo em forma de "L" entre o muro e o prédio adjacente ao sul. A cascata escalonada enfatiza a continuidade desta entrada do parque.
Ao desmantelar a antiga guarita no lado norte para liberar mais espaço, vários muros de contenção de pedra de entulho, dispostos em alturas variadas, extensões horizontais e alinhamento paralelo, trabalham em conjunto com o muro existente. Juntos, eles redefinem gradualmente a praça de entrada estreitando-se da rua para o lado interno do parque. Na área de entrada renovada, duas árvores são mantidas. Além disso, outras são replantadas fundindo-se harmoniosamente com o espaço verde no lado norte e espaços vazios entre o padrão de tijolos. As lacunas entre as paredes de pedra dialogam com aberturas e uma área verde suavemente inclinada no lado norte. O acabamento do piso próximo à interface muda de polido para uma superfície naturalmente ondulada esculpida no local.
A entrada renovada da Rua Tianbao dispensa o portão no sentido tradicional, em seu lugar, introduz um espaço de nó urbano definido pelo muro, criando uma entrada com rico senso de profundidade. Essa reforma transforma a praça de entrada em um parque acessível 24 horas por dia, conhecido como "Yuanyuan" (Jardim do Muro).