-
Arquitetos: Nó Arquitetura
- Área: 150 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Bruno Meneghitti
-
Fabricantes: Atlas, Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto em questão trata-se de uma reforma completa de um imóvel dos anos 60, com intuito de adaptá-lo para o uso de pizzaria. O projeto buscou através da materialidade, criar uma relação com a década de construção da casa e a contemporaneidade. Piso de caquinho, tijolo de vidro, ardósia e revestimentos de pequena dimensão dialogam com chapas microperfuradas, chapas moedas, superfícies metálicas e coberturas translúcidas. Criando uma atmosfera provocativa, atemporal e absolutamente curiosa.
A fachada foi pensada buscando integrar a rua e o estabelecimento, a estratégia principal foi explorar aberturas versáteis e funcionais, facilitanto assim a logística de abertura e fechamento. Janelas e portas camarão de chapa microperfurada no tom verde, evidenciam o novo corpo metálico que agora repousa sobre a fachada, definindo com clareza o que é novo e o que é antigo. O acesso se dá por uma escada central, onde acima das cabeças de quem ali aguarda uma mesa, paira uma porta camarão invertida, recepcionando e guiando o usuário até a varanda, o primeiro contato com o estabelecimento.
Internamente, atravez de reforço estrutural, dois grandes salões de atendimento são organizados em diferentes níveis e atmosferas. O salão principal, além das áreas de atendimento, organiza bar de cocktails, estação de chopp, caixa, um pequeno estoque imediato e banheiros, tudo isso de alguma forma setorizado por uma grande prateleira aérea, de desenho sinuoso, que serpenteia todo o espaço feito inteiramente de revestimentos cerâmicos quebrados in loco. Em uma cota mais baixa, mas ainda integrado com o restante da casa através de aberturas não convencionais, encontra-se o salão laranja, longilíneo e mais reservado, ideal para grupos maiores. Spotzza é um projeto que respeita o tempo, explora suas possibilidades e adiciona uma armadura contemporânea para que envelheça com dignidade.