-
Arquitetos: TEGET
- Área: 5180 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Egemen Karakaya
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Complexo Administrativo de Konya é composto por dois edifícios no centro da cidade, diferentes em período e forma, e um pátio com um pórtico que os une no terreno urbano. O primeiro edifício é uma escola datada de 1924, com as características do período arquitetônico Nacional. Registrado em 1982 pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Konya foi projetado pelos arquitetos Muzaffer e Fatih Ülkü.
A segunda estrutura é o ginásio modernista que estava localizado no mesmo terreno da escola. Ao contrário do primeiro edifício, seu arquiteto e data de construção são desconhecidos. No entanto, devido às características particulares de sua arquitetura moderna, imagina-se que ele foi construído entre 1965 e 70. A Teğet propôs reutilizar não apenas o prédio da escola, mas também o ginásio, aproveitando seu potencial espacial e funcional, mesmo que não seja registrado pelas autoridades.
Com a intervenção integrativa da paisagem que conecta esses dois edifícios de diferentes períodos e movimentos arquitetônicos (Primeira Arquitetura Nacional e Modernismo dos anos 60 na Turquia), localizados no mesmo terreno, visava-se garantir não apenas a continuidade do espaço, mas também a memória urbana e coletiva. Nesse sentido, o pátio atua como um elemento urbano em termos de circulação e recreação.
Os dois edifícios foram reutilizados com programas relacionados à cultura, arte, educação e escritórios, ambos abertos para uso público. O antigo prédio da escola agora é um museu, uma sala de exposições e um escritório de administração para a Prefeitura Metropolitana de Konya.
O ginásio, por outro lado, agora é uma sala multiuso com capacidade para 200 pessoas. Além disso, a livraria no nível da rua define uma entrada e uma ligação para o complexo. No entanto, a parte substancial é que o parque em grande escala, que conecta o terreno urbano anteriormente fragmentado com sua paisagem tranquila abrangendo dois níveis, tornou-se um elemento importante para os habitantes de Konya.