-
Arquitetos: JPAM, Masala Consultors
- Área: 4500 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jordi Surroca
-
Fabricantes: Europerfil
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio de arquitetura e planejamento urbano com sede em Barcelona, JPAM, composto por Jorge Perea, Amado Martín e Samuel Llovet, em parceria com a Masala Consultors, foi encarregado de projetar as quadras e a cobertura do complexo esportivo no município de Pallejá. Eles abordaram o projeto com uma visão abrangente, buscando conferir caráter, coerência e clareza espacial ao complexo.
No início, o complexo esportivo se desenvolveu de forma fragmentada para atender às demandas de um programa em expansão. Diante desse cenário, os arquitetos reorganizaram as quadras esportivas, adotando uma estratégia que lembrava o padrão de um tabuleiro de xadrez. A utilização de cores no piso foi uma solução que ajudou a unificar os diversos espaços dentro do complexo, englobando tanto as áreas destinadas às atividades esportivas quanto aquelas reservadas para os espectadores.
Para manter sua condição aberta e a continuidade do espaço, foi decidido cobrir a quadra poliesportiva sem fechá-la completamente em nenhum dos lados, tratando cada um deles de forma precisa em relação ao seu entorno. A cobertura se destaca pela sua leveza: os elementos metálicos brancos são sustentados por duas telas de concreto, estrategicamente posicionadas para liberar os cantos, além de pilares de aço nas fachadas frontal e posterior. "Devido ao contraste dos materiais, a estrutura parece repousar sem esforço sobre os suportes, quase flutuando", explicam Jorge Perea, Amado Martín e Samuel Llovet, arquitetos do JPAM.
As fachadas são feitas de abas translúcidas cortadas em alturas diferentes, proporcionando um envelope único com uma interpretação dupla: do lado de fora, parece um volume abstrato e sólido, mas ao entrar sob sua proteção, permite a visão do perfil do ambiente urbano e a passagem de luz natural filtrada.
A inclinação do telhado significa que, virado para a rua, o volume apresenta uma altura discreta, minimizando seu impacto visual, enquanto atinge sua altura máxima em direção à parte frontal. Nesse ponto, abre-se para a paisagem, proporcionando vistas panorâmicas das atividades esportivas e da paisagem circundante do Vale do Llobregat.
Durante a noite, a iluminação interior altera a percepção do complexo a partir da cidade. "A luz no interior é um atrativo, ela integra a cidade à atividade que ocorre dentro do complexo, enquanto mostra claramente a estrutura de forma leve", ressalta o JPAM. A cobertura se torna um elemento distintivo que redefine a paisagem urbana de Pallejá.