-
Arquitetos: Basiches Arquitetos Associados
- Área: 285 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ateliê Colormix é um espaço de objetos de decoração. Materiais como pedras naturais, concreto, porcelanatos e cerâmicas são a inspiração para os objetos com design diferenciado. Neste sentido o projeto de arquitetura e interiores procurou focar no uso de diferentes materialidades e texturas criando assim um diálogo com a proposta da loja. O bloco principal do projeto abriga a área expositora e o bloco secundário na parte posterior abriga a parte administrativa e café. Ambos voltados para um patio interno destinado a encontros, eventos e cursos.
O cliente possui uma outra loja, Colormixstore, que há mais de 40 anos produz revestimentos de alto padrão para projetos de arquitetura e interiores. O Aleliê Colormix surge como uma nova marca para transformar suas matérias primas em objetos decorativos e obras de arte. Sendo assim tivemos o desafio de criar diferentes espaços utilizando os revestimentos comercializados pela Colormixstore e ao mesmo tempo criar expositores e ambientes que valorizassem os produtos. Quanto as restrições, como a construção já existia no local, tivemos que nos adequar a área construída existente e ao mesmo foram propostas soluções criativas de modo a não elevar o custo da obra.
O conceito era criar uma fachada mais fechada com aberturas pequenas de modo a criar uma certa curiosidade para o público ao mesmo tempo a fachada foi revestida com cerâmicas com diferentes tamanhos criando uma textura diferenciada. O acesso à loja foi desenhado como um prolongamento da calçada com a portas de acesso sempre abertas e ao mesmo tempo demarcado com uma empena revestida em pastilha na cor amarela. Internamente o projeto apresenta ambientes com diferentes materialidades a fim de deixar evidente a diversidade de produtos da marca. O patio interno na parte posterior faz a integração do bloco principal e secundário criando um microclima aconchegante.
O acesso livre, com as portas sempre abertas durante o funcionamento da loja, tem o objetivo de estabelecer um diálogo com o espaço urbano de modo a criar um integração entre o público e privado. O patio interno torna-se praticamente uma praça aberta para o público em geral. Ao mesmo tempo o projeto tem a função de divulgar a criação de objetos de decoração feitos de sobras de materiais contribuindo para a questão ambiental.