-
Arquitetos: studiokian
- Área: 300 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ernest Theofilus
-
Fabricantes: Alexindo, Bottega Artisan, Daikin, Kana Floor, Kayuasri, Mulia Glassblock, SKK, Sors Furniture, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um dos desafios ao projetar esta casa é que a rua em frente é relativamente estreita, com apenas aproximadamente 5 metros de largura. Além disso, a necessidade do cliente de maximizar a área construída faz com que a casa pareça muito próxima do vizinho do outro lado da rua.
A garagem, a área de serviço e o quarto de hóspedes estão localizados no primeiro piso, enquanto os espaços de função mais públicos, como a sala de oração/reunião, a sala de estar e a sala de jantar, estão no segundo andar, e áreas mais privadas, como os quartos, estão no terceiro andar. Essa distribuição permite que o segundo andar seja aberto para a natureza e a área de convívio ao ar livre, criando um oásis independente no meio do bairro denso.
O princípio básico do projeto espacial desta casa é o de compressão e liberação. A entrada no térreo foi projetada com teto baixo, materiais discretos e uma largura consideravelmente estreita. Assim que subimos as escadas e olhamos para cima, a luz penetra profundamente em todo o espaço a partir do vazio interseccionado e do claraboia no segundo e terceiro andares. Finalmente, somos recebidos pelo amplo espaço aberto que é a sala de oração/reunião. Estrategicamente localizada no meio nível entre o primeiro e o segundo andares, ela proporciona uma sensação de pé-direito alto, pois é o primeiro ambiente que os convidados encontram. Esta sala pode ser totalmente aberta para os terraços semiabertos, onde os degraus da escada podem ser uma extensão dos espaços de assento. Após os eventos de reunião, os convidados serão naturalmente direcionados para a sala de estar e sala de jantar através deste terraço externo, onde desfrutarão de comida e bebida. Após a reunião, os pratos serão transferidos por elevador da despensa para a cozinha abaixo para serem limpos. Esse tipo de fluxo é o que imaginamos desde o primeiro passo no projeto desta casa.
As escadas do segundo para o terceiro andar, assim como os corrimãos, foram projetadas para serem o mais leves e transparentes possível, mantendo a casa aberta devido às limitações de espaço. A parte frontal da casa é cuidadosamente planejada, com um jardim e uma parede feita de blocos de vidro. A escolha do material visa maximizar a privacidade na fachada da casa, considerando que o vizinho do outro lado está muito próximo, e ao mesmo tempo permitir a entrada de luz natural difusa para o interior, especialmente na sala e na área das escadas. Esses mesmos blocos de vidro são utilizados no teto da sala de oração para criar uma atmosfera mais sagrada, realçando o senso de descoberta, que é o tema central desta casa.