-
Arquitetos: Grau Architects
- Área: 30 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Matej Hakár
Localização. O abrigo proposto está situado a 30 km a leste de Košice, no território cadastral da vila de Vyšný Medzev, Eslováquia. Ele está localizado em um caminho turístico, sua altitude é de 850 m acima do nível do mar e está cercado por uma floresta jovem, principalmente decídua. O abrigo proposto deve servir como um refúgio para turistas que decidem percorrer a rota do SNP ou apenas como um ponto de encontro para entusiastas do turismo durante todo o ano nesta área.
Conceito. Ao projetar o abrigo, não estávamos procurando um novo conceito espacial, mas escolhemos um modelo familiar, simples e prático. Funcionalmente, o interior da cabana é projetado da forma mais utilitária possível, livre de elementos desnecessários, proporcionando conforto ideal, dada sua finalidade.
Função e operação. O volume é afastado do solo para protegê-lo da umidade. O telhado inclinado projeta-se acima da entrada e, juntamente com as fachadas laterais, cria uma proteção contra o vento. A planta pragmática é baseada na funcionalidade e praticidade do abrigo. Na entrada, em sua parte direita, há camas suspensas por toda a largura do espaço em dois níveis de altura com um terceiro adicional, o mais alto na empena. No lado esquerdo, há um banco para refeições e, em frente, um pequeno fogão. A estrutura de suporte interna nos oferece a possibilidade de inserir prateleiras em qualquer lugar e, assim, criar um local para armazenar alimentos.
Construção. A estrutura principal do abrigo é composta por seis molduras feitas de ripas de madeira com 140x50mm. Elas são visíveis no interior e o espaço entre elas é usado para prateleiras e cabides. A estrutura é articulada e reforçada por dentro com compensado de pinus de 18 mm de espessura manchado de preto-cinza. Posteriormente, é colocada sobre ela uma grelha horizontal feita de prismas de madeira com 100x60mm, preenchidos com isolamento térmico de 100mm de espessura. Toda a camada de isolamento é coberta por uma película permeável à umidade, finalizada pela fachada de madeira ventilada.
A fachada é tratada com óleo de cor escura. A estrutura do telhado é feita de pinus de 18mm de espessura preenchido com isolamento térmico de 140mm de espessura. Uma película impermeabilizante de segurança é aplicada ao telhado, seguida por uma grade para chapa de metal galvanizado com perfil corrugado. As fundações são realizadas com estruturas de 3000x1000x220mm, com prismas de expansão transversais de 140x160mm ancorados através de pés com 140x125x120.
Materiais. Todo o volume é feito de madeira, a construção é feita de chapas e vigas maciças, o interior é revestido com compensado envernizado e os exteriores são feitos com tábuas de abeto manchadas de preto.