-
Arquitetos: Rob Da Fré Arquitetura
- Área: 348 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ezequiele Panizzi
-
Fabricantes: Coral, Deca, Duraflour, Portinari, Zen Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um refúgio em meio a mata fechada. Foi assim que nasceu o projeto da Casa AV. Como premissa principal, a relação entre a construção e a natureza do entorno, deveria ser explorada ao máximo, além da preservação da maior quantidade possível das árvores nativas. Para conduzir o visitante do portão à casa, criamos um caminho sinuoso e encantador onde o paisagismo é o protagonista. Plantas tropicais compõem com a mata nativa, um visual único ao longo do percurso. O partido do projeto buscou, através da implantação em níveis, preservar e integrar a construção a paisagem. Com essa decisão, a configuração do terreno se manteve praticamente intacta e consequentemente a vegetação nativa também. Essa solução criou uma volumetria que somada aos planos das coberturas, torna a construção simples e ao mesmo tempo, rica aos olhos.
Com pouco mais de 350 m2 o programa se divide em três níveis, social e serviço no pavimento térreo, suíte master no pavimento intermediário e íntimo no pavimento superior. Essa solução permitiu também que os principais ambientes da casa tivessem contato direto aos jardins, que assim como o projeto de interiores foi assinado pelo escritório. A escolha do mobiliário também buscou essa relação com o exterior, onde a natureza é a protagonista. Cores neutras e peças minimalistas compõem o cenário criado e envolto pelos grandes panos envidraçados que emolduraram os jardins e o trazem para dentro da casa. Com uma configuração onde os visuais são importantes, a solução utilizada para resolver a área de varal e lavanderia que fica na porção frontal da casa, foi a criação de um elemento em madeira ripada, preservando esta área e mantendo a composição formal da fachada.
A utilização do concreto aparente e da madeira enfatizam a composição atemporal da nossa arquitetura brasileira, que associada aos recortes da laje de cobertura do térreo brincam com a luz e sobra ao longo do dia. A maestria da solução entre arquitetura e estrutura, fez com que mesmo compacta, a construção transmitisse a leveza necessária ao projeto. Com a maioria dos planos horizontais e verticais se conectando apenas pelas esquadrias, a luminosidade invade o interior da casa e traz o exterior para dentro dos ambientes.