-
Arquitetos: Flipê Arquitetura, Nati Minas & Studio
- Área: 420 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Arlflex – MiCasa, Bricks Engenharia, Dimlux, Doriedson Marmores, Engehigh, FAS Iluminação, Fabrilis, Franco Berriel, Jader Almeida, Joshua, Lumini, Micasa, Miele, Nani Chinellato, Neobambu, O/M Light - Osvaldo Matos, Paglioto, Phenícia, Pro5
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma casa suspensa beirando o bairro Jardim Europa, surge o apartamento Nube. O desejo de trazer a vista arborizada para dentro do dia a dia dos habitantes é um ponto de partida, além de abraçar e entender hábitos e coleções de quem habita.
Entender a dinâmica do casal foi ponto principal do estudo para elaboração do layout.
Uma cozinha com cenas de privacidade e integração à sala de jantar, um estar para receber a grande família, bar, adega, home theater e escritório. Diferentes usos criados sem repetição, para que nenhum cômodo se torne obsoleto. Aliás, é de grande importância que tudo que exista esteja ali por necessidade e a partir da necessidade se crie com beleza.
Nas vigas de borda da estrutura do prédio foram criadas passarelas com estantes para o acervo de CDs. A repetição de quadrantes em marcenaria permeia as extremidades e o forro, criando uma curiosidade no olhar para o pé direito duplo da sala de estar e vestindo o ambiente. Por ser todo rodeado de janelas, é interessante que se crie elementos autoportantes para vestir e dar aconchego ao apartamento.
O Apartamento Nube é um projeto que entre tantas materialidades o encontro dos tons suaviza o todo.
A mistura de texturas enriquece o olhar e traz elementos naturais para dentro de casa, ponto que tem grande importância para nos reconectar.
Como experimentação e exploração do material, o granito rústico foi usado desde revestimento do painel de entrada com porta mimetizada, frontões que conectam sala de jantar/cozinha, pisadas da escada até ilha bruta na cozinha e bar.
A madeira como base de piso e forro das áreas sociais trazem conforto térmico, acústico e tátil. Torna as pisadas aconchegantes e o estar mais leve devido seu tom neutro, que não agride, abriga.
Pontos de cor são trazidos através da decoração e vegetação com paisagismo em vasos rústicos com base em pedras desenhadas para o local.
O toque do veludo terracota esquenta o ambiente e faz contraste com a Serralheria quadriculada preta. É interessante equilibrar o quente e frio, trazer todas as sensações para dentro de uma mesma casa.