-
Arquitetos: Vivian Hunnicutt arquitetas e associadas
- Área: 807 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Oka fotografia
-
Fabricantes: Carga pesada, Deca, Palimanan, prontoconengenharia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Pousada Hayô Pé na Areia está localizada em Caraíva, primeira vila de pescadores do Brasil, fundada em 1530, na Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia, entre o Rio Caraíva e o mar. O Vilarejo de Caraíva é hoje, patrimônio da humanidade pela Unesco, vizinha da reserva indígena Pataxó e do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal que foi a primeira porção de terra avistada pelo navegador português e descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral no ano de 1500 DC.
Como não poderia ser diferente, a inspiração e concepção do projeto, trilhou um longo caminho para resgatar as origens de materiais e métodos construtivos da arquitetura brasileira, presentes no nosso imaginário e também no dia a dia. Por ser esse lugar tão peculiar o desafio era fazer uma obra com o mínimo de resíduo sólidos por isso optamos em fazer toda a estrutura em steel frame. A cobertura/telhado é toda em piaçava uma herança afro-indígena dos territórios quilombolas do Baixo Sul da Bahia. Algumas paredes são de pau a pique, feitas como uma estrutura de madeira e paredes preenchidas com barro, palha e outros materiais naturais.
As portas e janelas são generosas e com um sistema articulado onde proporciona ventilação e iluminação assim como os banheiros são abertos integrando os ambientes externo com o interno. A piscina é revestida com quartzo verde vindo da Chapada Diamantina é considerado a pedra da cura pelas propriedades calmantes e desintoxicantes de sua cor. Ele é capaz de acalmar o corpo, mente e coração. Por fim, demos destaque para o barco do bar de praia que é uma “marca registrada” do local como o meio de transporte para se ter acesso a vila desde os primórdios até hoje.