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Arquitetos: Atelier d'Arquitectura Lopes da Costa
- Ano: 2023
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Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Interface de Transportes Lourosa – Fiães, localizado num terreno com cerca de 11.500m2, na fronteira destas duas freguesias, compreende uma vasta área de estacionamento e manobra e um edifício de apoio, com cerca de 500m2 que se optou por localizar perpendicularmente ao arruamento que lhe dá acesso. Esta localização além de permitir uma melhor integração na topografia existente, separa, de forma clara, o acesso ao parque automóvel localizado a nascente, do acesso dos autocarros, a poente, não havendo assim cruzamento nem possíveis conflitos entre o tráfego de veículos ligeiros e de autocarros.
O edifício, de planta rectangular, construído em estrutura metálica, apresenta uma volumetria dinâmica, surgindo coberto com uma pele, que faz a transição da escala do utente/peão, a nascente, para a escala do cais de autocarros, a poente. Esta cobertura em chapa metálica, contrasta com alguns volumes paralelepipédicos, revestidos a mosaicos cimentícios que animam as fachadas.
Na frente do edifício, mais próximo à rua, está localizada a cafetaria, que usufrui de uma esplanada voltada a sul e a poente e que, pela sua localização, funcionará não só de apoio ao Interface, mas também ao público de passagem e às indústrias situadas na proximidade, potenciando e rentabilizando este equipamento.
O acesso dos utentes ao edifício é feito a nascente, a partir do parque de estacionamento, numa zona marcada pela pala que abriga e marca a entrada. O edifício é bastante transparente quer a nascente quer a poente, permitindo sempre a visualização do cais dos autocarros.
A construção pousa numa área pedonal, pavimentada e arborizada com a inclusão de zonas ajardinadas, cujo desenho remete para a forma do edifício. Nessa área, próximas ao edifício, foram também dispostas zonas para estacionamento de bicicletas.
O parque de estacionamento automóvel, situado a nascente, distribui-se por duas áreas, uma mais próxima da entrada com uma zona para paragem de curta duração, largada de passageiros e veículos de transporte de passageiros e uma segunda área, mais a Norte, que se destina sobretudo a estacionamento de maior duração. O acesso dos autocarros ao Interface é efectuado a poente, em zona devidamente dimensionada para o efeito, permitindo a fácil circulação e manobra de estacionamento e aparcamento.