-
Arquitetos: Barbosa Mateus Arquitetos, andre kong studio
- Área: 685 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Lourenço T. Abreu, João Guimarães
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Palma Studios, localizado no Bairro da Palma em Lisboa, é um projeto de reabilitação sustentável de um edifício de cariz popular e vernacular do final do Séc. XIX. Este bairro lisboeta é caracterizado pela sua escala rural de baixa densidade.
O projeto preserva e recupera o invólucro existente e original do edifício, já em avançado estado de deterioração, e transforma-o em micro estúdios concebidos para residências de estudantes. Para otimizar o espaço são introduzidos uma cave e um sótão. Os quartos em mezzanine organizam-se tridimensionalmente como um puzzle e têm acesso por um corredor de duplo pé direito. As 19 suites partilham espaços comuns como a cozinha, zona de estar, lavandaria e terraço, e também uma cafetaria com acesso para o exterior, onde a comunidade estudantil se reúne.
O edifício captura de forma harmoniosa os tons de amarelo que se encontram na sua envolvente urbana, trazendo o exterior para o interior. A escolha da cor acaba por melhorar a luminosidade do espaço interior, onde a luz natural é por vezes limitada, já que as pequenas aberturas das janelas existentes foram mantidas.
No interior, vários elementos em chapa metálica perfurada permitem a passagem de luz e permitem visibilidade entre espaços, criando consistência visual e continuidade na intervenção. A leveza destes elementos metálicos contrasta com as paredes existentes de alvenaria de pedra caiadas de branco e com os tetos de betão à vista. O exterior do edifício foi renovado mantendo a sua arquitetura original, celebrando a identidade local do seu contexto urbano.