-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Área: 0 Jianshi
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yong Zhang, Original Design Studio of TJAD
Descrição enviada pela equipe de projeto. As Estações Jianshi e Tingyun estão localizadas na margem sul do rio Qiantang, ao norte da Estrada Wentao e ao nordeste da Ponte Fuxing. Elas fazem parte de um projeto de renovação do espaço público de 12 quilômetros à beira-mar no distrito de Binjiang, em Hangzhou, liderado pelo Estúdio de Design Original da TJAD. A Estação Jianshi foi criada a partir do antigo restaurante Holiday Garden. Após uma investigação do local, observamos que o telhado e a fachada do edifício estavam em mau estado, com colunas estruturais cobertas por pedras muito espessas. No lado norte, havia um jardim com plantas crescendo descontroladamente, escondendo o rochedo e o prédio principal. Ao chegar ao topo do edifício, desfrutamos de uma vista panorâmica e queríamos compartilhar essa experiência única com mais pessoas.
Reservamos o primeiro andar e o semi-subsolo do edifício original e usamos sua estrutura de concreto e paredes de cisalhamento originais para suportar a pressão lateral. A parte acima do solo das colunas foi cortada e substituída por colunas de estrutura de aço. Juntas esféricas de articulação foram aplicadas na base das colunas para reduzir ainda mais o tamanho da seção da estrutura. Por fim, substituímos o telhado original por uma estrutura de aço em forma de T, reforçada com pequenos tubos de aço entre as vigas para garantir estabilidade. Adicionamos plataformas paisagísticas em diferentes níveis do prédio para oferecer vistas variadas da paisagem.
Para destacar a leveza da nova ponte e honrar a história do local, substituímos a superfície de pedra original na parede por um revestimento texturizado. Optamos por placas de alumínio polido para a nova adição, buscando refletir as mudanças das quatro estações. Simultaneamente, removemos as ervas daninhas e adicionamos uma série de plataformas de observação. Por fim, reservamos espaço para o crescimento de plantas e preservamos o rocado, integrando-os às plataformas.
Ponte de baixo carbono - A Ponte de Baixo Carbono, situada no meio do lago artificial ao sul da Estação Jianshi, passou por melhorias significativas para aumentar o conforto e a segurança. Inicialmente, a superfície de pedra estava danificada e antiquada, e as escadas íngremes representavam um risco de segurança. Para resolver esses problemas, fizemos as seguintes modificações: preservamos a estrutura original da ponte, mas a estendemos com uma estrutura adicional para criar uma aparência mais alongada e degraus mais suaves. Além disso, substituímos a superfície danificada por placas de alumínio polido, proporcionando uma estética que remete à "estrutura tradicional chinesa de encaixe e espiga". Para complementar, adicionamos flores em caixas ao longo da ponte e instalamos luzes noturnas nos degraus. Essas mudanças não só garantiram a uniformidade de função e forma, mas também expressaram uma característica moderna da região de Jiangnan na fachada da ponte.
Estação Tingyun - A Estação Tingyun foi reconstruída a partir de Rongzhai, que consistia em duas partes: o espaço de dupla altura no lado oeste e o edifício paisagístico no lado leste. No entanto, devido ao terreno, o espaço interior era relativamente privado. Também havia falta de espaço para assentos nos degraus. Nesta renovação, nosso objetivo é melhorar a imagem arquitetônica e proporcionar um espaço público mais diversificado e confortável.
Para aumentar a visibilidade e o conforto, ampliamos o espaço do pátio oeste e instalamos uma nova cobertura para criar um espaço de atividades semi-externo, atraindo pedestres. Na parte leste, mantendo a estrutura principal, removemos os degraus paisagísticos e parte das lajes para formar um pátio com iluminação natural. Essa abordagem resolveu não apenas o problema de iluminação interior, mas também trouxe variedade aos pátios. Estruturas metálicas fixadas nas paredes foram usadas para alcançar uma construção mais leve.