-
Arquitetos: INDESOL architects, Neoformation architects
- Área: 12285 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Asif Salman
-
Fabricantes: DBL Cermaics, Light scope, Mirpur Ceramics, PMG, RAK, Shamim Engineering, Trade Excel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Maayer Anchol" foi uma iniciativa para projetar uma casa de vila para uma família de seis irmãos, que é uma extensão da antiga casa construída por sua mãe há 35 anos. Desenvolvido em meio a uma paisagem rural, onde se encontram modestas cabanas individuais com telhado de zinco, o desafio central do projeto foi criar um novo espaço que se harmonizasse com o entorno, trazendo uma sensação de completude que complementasse a forma construída já existente, mantendo o orgulho e a verdadeira cultura desta casa.
A nova construção começou a tomar forma ao organizar os espaços em torno de um pátio central. A disposição dos espaços formais, semiformais e privados ao redor deste pátio garante uma conectividade fluida através de varandas e corredores, permitindo a integração com a natureza enquanto preserva o controle e a privacidade de cada ambiente.
A trajetória do olhar encontrará transições suaves de um espaço para o outro: do exterior para o interior, do interior para o semiexterior e do semiexterior para as varandas abertas. Em seguida, mescla-se com os exuberantes jardins verdesque adentram o antigo pátio e estabelem um diálogo marcante entre os espaços, unindo-os e garantindo uma aliança visual ideal.
Luz natural e contato com a natureza através de ventilação natural foram priorizados. Telhados projetados, extensões com inclinação acentuada e corredores ao redor do pátio ajudam a proteger o interior do calor do sol e a evitar chuvas intensas. As aberturas otimizadas e seu controle máximo de exposição proporcionam opções para o ambiente interno, dependendo das condições climáticas.
O edifício é projetado com uma estrutura de concreto armado, tendo colunas apoiadas em sapatas isoladas. Os telhados inclinados são construídos com treliças de caixa oca de aço e ripa para sustentar as telhas de barro. A maioria das superfícies de concreto mantém sua aparência natural, sem aplicação de material de acabamento. As paredes verticais são predominantemente feitas de alvenaria de tijolos aparentes, sem revestimento. Os acabamentos do piso consistem principalmente em azulejos cerâmicos de acabamento fosco, de origem local, exceto pela entrada da garagem, que é revestida com blocos cerâmicos. As janelas deslizantes, dobráveis e basculantes são feitas de perfis de alumínio com vidro temperado de várias espessuras, conforme o tamanho. As portas expostas ao ambiente externo são feitas de madeira de teca, enquanto as demais são portas simples.
A antiga casa foi palco de inúmeras memórias de eventos sociais e festivais, nos quais os encontros e o convívio entre os membros da família se estendiam até o pátio, varandas e espaços informais sob a sombra das árvores. Esse mesmo espírito desempenhou um papel fundamental na organização de áreas de estar semiabertas ao ar livre, com escadas amplas que descem para os jardins, terraços abertos para o céu e pavilhões semiabertos, além dos espaços formais, para hospedar as mesmas reuniões familiares em uma perspectiva mais ampla. Todos esses espaços são equipados com móveis feitos sob medida, muitos dos quais inspirados nos antigos utilizados pela família em diferentes fases de suas vidas.