-
Arquitetos: ATENO
- Área: 471 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sicong Sui
-
Fabricantes: Red Fair-faced concrete
Descrição enviada pela equipe de projeto. A natureza teatral do espaço. A estação de metrô é um ponto crucial na cidade, onde as pessoas transitam entre espaços subterrâneos e superficiais, indo de casa para o trabalho, locais sociais e áreas comerciais. É o ponto de partida e destino para muitos urbanos, conectando seus dias de forma significativa. Essa conexão é como um palco em constante movimento, onde as histórias se desenrolam continuamente.
Definição narrativa de espaço. Não apenas definimos esse espaço como um ponto de transição para o transporte, mas também o enriquecemos com narrativas e expressões mais significativas. Além de refletir as características locais, ele também é palco de diversas interações e encontros entre pessoas e cenários, gerando novas histórias e culturas.
Inspiração. A inspiração para o projeto é derivada dos tijolos vermelhos de Minnan. Buscamos transformar esses elementos locais em características distintas da baía, utilizando técnicas contemporâneas e dramáticas. Como resultado, criamos formas que evocam ondas contínuas e a aparência de um fluxo vermelho característico da região.
Materiais. Os materiais usados não são nem pedra natural, nem os tradicionais tijolos vermelhos das casas antigas, mas sim um novo tipo de painel de concreto vermelho cru. A cor é especialmente formulada e, por meio da interpretação desse painel de concreto cru, incorpora características contemporâneas e locais. A forma e a linguagem estilística são apresentadas de maneira simplificada.
Tecnologia. Com o uso de pedra natural, enfrentaremos desafios e dificuldades de engenharia. O projeto considera a possibilidade de implementação em termos de custos e processos, utilizando tecnologia de modelagem 3D para modularizar os aspectos planos e verticais da forma ondulada do painel transparente. Isso não apenas permite liberdade artística, mas também cria um padrão curvo. São calculados três tipos de painéis com diferentes especificações e curvaturas, facilitando a instalação. Após a montagem do material rígido, ele adquire uma superfície curva e perfeitamente moldada, resultando em uma forma artística.
Curvas. Integrar a curvatura do espaço arquitetônico da entrada pública do metrô de uma cidade se integra à nossa abordagem e filosofia de design de produtos pode ser feito de várias maneiras.
Arte. O designer optou pela série de esculturas de máscaras do artista Su Wu. No cotidiano urbano, os habitantes se cruzam diariamente em suas jornadas, cada rosto sendo singular e autêntico, mas também uma impressão borrada do coletivo nos espaços do metrô e ônibus. As máscaras refletem uma influência sutil entre o coletivo e o indivíduo, apresentando uma imagem fixa que pode ser alterada pela luz em mudança, nuvens, ambiente circundante e pedestres que passam. Após refletir secundariamente o ambiente, novas impressões e imagens são formadas, alinhando-se com o conceito de design. O palhaço em preto e branco vira à esquerda e à direita, o que também é a norma para os relacionamentos de cada pessoa no metrô. Embora o ambiente e as pessoas ao redor possam parecer inalterados, estão constantemente mudando a cada momento que passa.
A localização do projeto. Explorar os valores contemporâneos locais é uma consideração que o designer Sun Jianhua incorpora consistentemente em cada projeto. Neste projeto em particular, romper com a imagem convencional das entradas de metrô urbanas, ao mesmo tempo em que cria um cenário de vida residencial para a área e estabelece uma conexão com as características da Estação Wuyuan Bay, representa uma reflexão mais profunda e uma exploração dos valores locais.