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Arquitetos: Beto Faria Arquitetura
- Área: 355 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. A expansão da loja Fernando Jaeger Atelier, do designer Fernando Jaeger, no bairro da Pompeia, em São Paulo, levou as características principais da marca para o novo espaço, desta vez, mais amplo e funcional. Fernando Jaeger e Yáskara Jaeger, moradores do bairro há alguns anos, abriram, em 2005, a sua primeira loja na região. Com o passar do tempo, os móveis foram mudando, as linhas começaram a crescer e, consequentemente, o espaço de exposição das peças precisou aumentar também. Foi a partir dessa necessidade que o casal decidiu comprar o imóvel ao lado da primeira loja e criar a expansão recém-inaugurada. O novo espaço segue com as características de todas as lojas da marca Fernando Jaeger: um ambiente com “cara de casa”, em que a família gostaria de morar. “Nossos móveis são feitos para estar dentro de uma casa”, afirma o designer.
Beto Faria Arquitetura, mesmo arquiteto que criou o projeto para a primeira loja vizinha, teve como principal desafio para a expansão vencer o desnível existente entre as duas edificações, uma vez que o objetivo era integrar os dois espaços, complementando um ao outro. Para isso, foi criada uma escada vazada entre os dois imóveis, que funciona como uma passagem entre as lojas. Esse elemento quase se camufla no paisagismo e é essencial para a circulação fluida de clientes e vendedores aos fundos. A fachada, toda aberta para a rua, também é um dos destaques do projeto e convida quem passa por ali para conhecer o espaço e os móveis expostos no interior da loja.
Embora existisse uma separação física entre ambas as lojas, o paisagismo é o grande responsável por integrar os dois ambientes. Assinado por Flavia Tiraboschi Paisagismo, leva espécies de árvores escolhidas pela própria família e, principalmente, por Fernando, que buscou incluir as plantas que mais se adequam ao espaço externo. “Nós somos uma empresa autoral, temos nossas lojas e produtos próprios. Então, é muito importante dar uma cara nova para a marca, mostrar sua evolução, não só dos produtos, mas também do espaço físico”, comenta Fernando. Yáskara explica: “esse é um passo muito importante para nós. O fato de termos esse novo espaço muda até mesmo a forma como olhamos nossos móveis. Podemos fazer peças maiores e crescer em um ambiente que nos dá essa oportunidade”.
O novo espaço configura um showroom, por isso, está em constante mudança de layout. Os móveis são dispostos em várias posições e maneiras diferentes. Nas paredes, outro desafio de como ocupá-las foi solucionado com a instalação de prateleiras que abrigam cadeiras e outras peças da linha assinada pelo designer. “Cada loja tem sua personalidade, apesar de ser a mesma marca, elas não possuem um padrão. Temos um cuidado com os ambientes, com o jeito de expor. Isso influencia na parte da entrega e na troca de experiências com os clientes. Cada uma tem uma ambientação diferente, cores diferentes e a disposição dos móveis também”, diz Yáskara. O objetivo da marca é ter um crescimento orgânico, sempre superando o nível de qualidade dos seus produtos. Agora, com este novo espaço, a família traz um ambiente mais humanizado, que comporta com facilidade as peças tão conhecidas da marca e seus novos lançamentos.