-
Arquitetos: BAUEN
- Área: 388 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Darío Mereles, Federico Cairoli
-
Fabricantes: AutoDesk, Docol, Duravit, Eurocable, Florense, Metales Procesados S.R.L., Portinari, Trimble, Vidriocar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno irregular na cidade de Altos, Paraguai, uma árvore domina a paisagem, e foi sua presença que determinou o desenho dos muros que o abraçam. Assim nasceu a "Ensayo Squalo".
Ao longo do processo de projeto, as ideias surgiam à sombra desta árvore, através de seus galhos e da luz que se filtrava entre suas folhas. É complexo decifrar o caminho da criação, mas no processo surgiram visões que evocavam as costelas de um tubarão e sua boca aberta, como se em sua voracidade estivesse prestes a devorar a árvore. Esta imagem deu vida a este volume único, onde a fusão entre a árvore e a casa é orgânica e harmônica.
A execução do projeto também não esteve isenta de desafios. Inicialmente concebido para ser construído em madeira como um tributo à árvore, as condições climáticas adversas e a imprevisibilidade do material levaram a uma mudança de planos.
Foi compreendida a responsabilidade inerente à experimentação e foi internalizada a importância de manter um critério constante e uma ética de trabalho sólida. Com determinação e respeito pela visão original, a casa finalmente foi construída em ferro, garantindo sua durabilidade e preservando sua essência.
Os pilares e vigas de ferro, expostos intencionalmente, formam 12 anéis estruturais que lembram as costelas de um tubarão. Com três níveis, a casa se adapta ao terreno de maneira fluída. O térreo se integra com a rua, promovendo a interação com o entorno, enquanto o subsolo se conecta ao pátio, criando um espaço amplo e versátil para reuniões sociais ao ar livre. Em contraste, o andar superior oferece privacidade e serenidade, reservando o espaço íntimo para seus habitantes.