-
Arquitetos: Benzhe Design
- Área: 5280 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ce Wang, Shengliang Su
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado no Distrito de Arte EKA em Shanghai, China. Originalmente era uma oficina de equipamentos e energia, a Fábrica de Instrumentação da Construção Naval da China (CSNIF), nas décadas de 1950 e 1960. Comissionado pelo proprietário, realizamos o planejamento geral e o projeto de renovação da área. Na renovação e revitalização do volume como o núcleo do parque, foi necessário não apenas respeitar a história e preservar a memória cultural original o máximo possível, mas também atender às necessidades de negócios contemporâneos, estilo de vida e outros comércios multifuncionais, o que significa que uma nova vitalidade deveria ser injetada no volume antigo, e um diálogo que transcende o tempo deveria ser criado.
O projeto mantém a estrutura original de vigas duplas em espinha de peixe e telhado inclinado de telhas vermelhas. Tijolos vermelhos de Isshiki Shimizu foram usados na grande área da fachada, mostrando um estilo simples e natural. Quando combinado com o desenho de beirais e peitoris de janelas feitos de placas de aço enegrecido, o volume mantém uma sensação de intimidade enquanto recupera a atmosfera industrial original. Os blocos são entremeados, sobrepostos, arranjados e esvaziados para criar uma variedade de paisagens e rica experiência sensorial. Do lado do rio, ao sul, a extensão do piso de tijolos vermelhos faz com que a área do balanço pareça flutuar, esfumaçando as fronteiras entre o volume e a natureza, demonstrando plenamente o conceito de projeto da Benzhe Architecture Design, que se concentra na relação entre o volume, os seres humanos e a natureza.
O térreo é principalmente aberto, o que pode evitar os danos causados por renovações posteriores e permitir que o volume se desenvolva de forma sustentável. No lado sul, há uma escada nas laterais esquerda e direita, que facilita o fluxo para os inquilinos comerciais nos andares superiores, e enriquece a aparência visual da fachada. Na área central, o segundo andar foi criado com longas janelas de vidro emolduradas de aço enegrecido, mostrando o espaço interno sem qualquer obstrução, com uma sensação de transparência e estilo industrial. Para o térreo, o método de moldagem dobrável foi inteligentemente usado para adicionar elegância e ordem. Uma caixa de vidro emoldurada de aço foi inserida no canto sudeste para introduzir luz natural. Ao mesmo tempo, a parede na face sul foi cortada para ser aberta no meio, e um elemento suspenso foi montado, formando um contraste com a realidade. Na parte inferior da parede, a caixa de vidro parece estar flutuando no ar.
Para a fachada norte voltada para a rua principal, foi adotado um estilo minimalista moderno. Foi criada uma experiência visual suave com grandes janelas de vidro longas planas e varandas com placas de aço enegrecido. Ao mesmo tempo, a modelagem contínua em camadas, a disposição cruzada de tijolos de vidro e tijolos vermelhos, e as varandas pequenas de malha de aço foram adotadas, tornando a elevação norte mais rica em níveis e única em forma.
Para melhorar a interação entre a edificação e todo o distrito de arte, passarelas aéreas foram instaladas nos lados leste e oeste do espaço, as quais permitem que as pessoas entrem nos espaços vizinhos diretamente. A galeria oeste está localizada no pátio e é feita de placas de aço enegrecido com janelas quadradas à esquerda e à direita, assemelhando-se a uma sacada, formando um contraste visual entre frio e calor, moderno e tradicional, com os tijolos vermelhos do próprio volume. O corredor leste é feito de aço e vidro transparente, pois passa pela sombra das árvores, permitindo que o volume se integre com as pessoas e a natureza.
O interior possui um átrio elevado, onde as vigas de madeira antigas são expostas, e várias varandas de alturas diferentes são adicionadas de forma escalonada. A luz do sol entra no interior através das claraboias estreitas, tornando-o claro e transparente, onde o passado e o presente se sobrepõem. As paredes antigas têm janelas circulares contínuas, como uma cabine de navio, que levam as pessoas a explorar o interior. As antigas paredes de tijolos vermelhos e a textura de cal deixada pelos anos mostram diferentes períodos através da mudança de luz e sombra.
A principal textura interna é o granilite com peças em cores combinadas e tijolos vermelhos, ecoando a pele externa do volume. As escadas de granilite percorrem a edificação. Todo o espaço é ao mesmo tempo dinâmico e estático, aconchegante e poderoso.