No início do século XX, o Rio Pinheiros, em São Paulo, era um local para esportes aquáticos e lazer. No entanto, sujeito ao urbanismo equivocado da década de 1960, as curvas sinuosas do rio foram retificadas para criar estradas em suas margens, o que causou enchentes frequentes, e o rio foi poluído por descargas de fábricas e pelo esgoto urbano. Administrações recentes da cidade e do estado tem trabalhado para limpar o rio e criar uma ciclovia, incentivando o surgimento de quiosques e um bar flutuante temporário. Aproveitando esse novo impulso, o workshop de 2024 explorará como revitalizar ainda mais esse espaço, explorando uma nova relação com os rios da cidade para produzir espaço público.
O surreal contraste entre arranha-céus modernos e pista de rolamento com sete faixas de tráfego com as margens verdes do rio, capivaras e água poluída, produz paisagens que parecem montagens digitais, inspirando até instalações de arte. Expandindo sobre isso, os estudantes aprenderão a usar os poderes da inteligência artificial para especular sobre formações radicais de novas infraestruturas paisagísticas aquáticas, utilizando a capacidade de gerar uma fusão fluida de estruturas naturais e construídas. Sob a liderança do especialista em inteligência artificial aplicada à arquitetura, Carlos Bañón, juntamente com especialistas em paisagismo e infraestrura urbana, os estudantes aprenderão a transformar parte dessa exuberância virtual em forma construída.
Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.
Título
Architectural Association Visiting School São Paulo 2024 - Re/Imagine Liquid Grounds: Inteligência artificial, natureza e a cidade: Rio PinheirosTipo
WorkshopOrganizadores
De
18 de Julho de 2024 02:56 PMAté
27 de Julho de 2024 02:56 PMOnde
Intelifencia Artificial, Paisagismo, Urbanismo, Rio PinheirosEndereço