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Arquitetos: Grüntuch Ernst Architects
- Ano: 2016
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Fotografias:Jan Bitter
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Fabricantes: Asahi Glass Co., INOX-COLOR, Schüco, VERSEIDAG-INDUTEX, dormakaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma entrada aberta e contemporânea para a cidade - esta é a imagem projetada pela transformada Estação Central, com uma nova praça atraente que molda as primeiras impressões dos visitantes de Chemnitz. O hall da antiga estação dos anos 1970 foi reduzido à sua estrutura de suporte e ostensivamente aberto para a paisagem urbana circundante. O resultado é um espaço público fluído abrigado sob uma "marquise urbana" e se estendendo além do hall para conectar o que era antes um espaço contido com seu ambiente urbano.
O impulso que levou ao redesenho e reorganização completa da estação foi a reestruturação da rede ferroviária (que interrompeu os serviços em 2006). O novo "modelo Chemnitz" fortalece o tráfego ferroviário regional, conectando os trens da cidade com a rede ferroviária regional. A necessária conversão da Estação Central proporcionou uma oportunidade para aproveitar melhor seu potencial enquanto oferece à cidade um novo ponto focal.
Parte da estação, perpendicular às plataformas, foi desmontada e o nível das primeiras quatro pistas foi reduzido, permitindo que os trens públicos continuassem diretamente para o hall, que agora se abre generosamente para a cidade. Graças a um novo sistema de comutação, os trens podem mudar diretamente da estação central para a rede DB, eliminando a necessidade dos passageiros trocarem de trem. Dentro do hall, a fachada interna é feita de estruturas metálicas cobertas de tecido, que são dispostas de forma semelhante aos elementos externos em um padrão escalonado.
A luz penetra profundamente no hall através da pele têxtil transparente, revelando o padrão da estrutura de suporte enquanto oferece uma vista acolhedora da cidade para os visitantes que chegam à estação. Um contraste é formado na parte inferior da fachada, que é composta por elementos em forma de diamante feitos em aço inoxidável preto polido, lançando reflexos multifacetados pela estação. Esta superfície é levemente inclinada ao longo da plataforma longitudinal, de modo que espelha a nova área de espera com suas árvores e bancos na profundidade do hall.
O novo edifício é revestido com membranas ETFE em tamanhos variados. Visto desde fora, suas curvas esculturais e superfícies refletoras criam a aparência de um volume fechado. Durante o dia, elas criam uma aparência opaca com um efeito de profundidade, de modo que as barras da estrutura de aço permaneçam ocultas. Ao anoitecer, a fachada é artisticamente iluminada com padrões de luz em movimento. A fachada midiática emite sinais de luz moderados para o espaço urbano e marca a estação como um lugar de movimento, enquanto uma luz quente convida as pessoas para a praça.