-
Arquitetos: mlt architects
- Área: 149 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Joel Moritz
Local - O cliente optou por se mudar de um condomínio para uma pequena cidade em Icheon, Gyeonggi-do, próxima ao seu local de trabalho. O terreno escolhido ficava no centro de uma vila existente, o que poderia ser considerado uma desvantagem para residências unifamiliares que valorizam a privacidade. O local apresentava diferentes níveis de terreno ao redor: o lado oeste era 1,5 metros mais elevado, o lado leste era 1,5 metros mais baixo e uma casa unifamiliar no sudeste situava-se 2 metros acima, proporcionando uma vista do terreno. Embora essa diferença de nível pudesse parecer uma desvantagem para a localização da casa, a equipe da mlt decidiu utilizar essa característica para superar as condições desfavoráveis e aproveitar ao máximo o potencial do terreno.
Pátio - O cliente sugeriu uma casa de um único pavimento com um layout em forma de ㄷ e um pequeno quintal no início do planejamento arquitetônico. Como apenas o casal viveria na casa depois que seus filhos se tornassem independentes, não havia necessidade de um espaço grande. Eles planejavam ampliar a área conectando a sala de estar ao quintal, para receber visitas e realizar atividades livres.
Como as atividades no quintal seriam mais dinâmicas e acessíveis a um maior número de pessoas do que atividades estáticas, o significado do quintal para o espaço de convivência geral tornou-se mais importante. Por isso, para ampliar o quintal além das limitações do formato original em ㄷ, eles optaram por alterá-lo para o formato de 八. Dessa forma, o quintal foi posicionado no lado sul para aproveitar ao máximo a iluminação natural, e os cômodos foram projetados para se abrir nessa direção tanto quanto possível.
Casa Envolvente - A mlt projetou a casa de forma a envolver o quintal, posicionando o corredor, a sala de estar e o quarto principal ao seu redor. Para criar uma sensação de intimidade, mas sem tornar o ambiente claustrofóbico, a mlt projetou o telhado para parecer baixo quando visto a partir do terreno mais elevado ao oeste, enquanto a massa do prédio era visível do terreno mais baixo ao leste. Além disso, eles criaram uma faixa horizontal flutuante para proteger o quintal da vista das casas unifamiliares ao sudeste. Essa abordagem torna o quintal mais acolhedor, mantendo a sensação de continuidade visual do terreno para os observadores.
Além disso, eles planejaram um plano de piso em forma de 八 para aumentar a área do quintal e garantir a independência de cada quarto. A mlt também planejou uma forma pentagonal, incluindo a faixa horizontal do quintal. Dos três lados, um lado é composto pela sala de estar e pelo espaço público da cozinha, outro lado é composto pela suíte principal e quarto de hóspedes, e o último lado é composto pelo espaço público que compõe a entrada e o banheiro. Cada lado abraça o quintal.