-
Arquitetos: Omer Arbel
- Ano: 2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. A 75.9 é uma casa de família situada em um campo de feno no Noroeste do Pacífico Canadense. Ela é caracterizada por colunas monumentais em forma de "folha de nenúfar", resultado de um método de concretagem desenvolvido pelo estúdio. Este projeto marca a primeira vez em que Arbel aplicou sua abordagem de projeto baseada em processos em uma escala arquitetônica.
Antes mesmo de Omer Arbel ser formalmente contratado para construir a casa, localizada em uma vasta propriedade rural ao sul de Vancouver, ele começou a desenvolver um método de despejar concreto em um tecido esticado entre nervuras leves de compensado dispostas radialmente. Somente após o sucesso do primeiro experimento, quando a primeira coluna foi concretada no local, é que os clientes concordaram em permitir que Omer Arbel projetasse o restante da casa com esse método inovador.
As colunas moldadas com tecido são tratadas como se fossem ruínas arqueológicas encontradas na paisagem, enquanto a casa é considerada uma construção contemporânea construída ao redor e entre elas. Os espaços de convivência estão divididos em quatro volumes de dupla altura, feitos de vidro e madeira de cedro. No telhado, magnólias crescem, plantadas nos topos ocos das colunas. O campo de feno ao redor foi elevado como um tapete para cobrir os corredores de conexão da casa, permitindo que a arquitetura se fundisse com a paisagem como se fosse uma extensão natural dela.
Dentro da 75.9 (todos os projetos de Arbel são numerados cronologicamente), diferentes alturas e posições para cada coluna criam uma narrativa cinematográfica de habitação doméstica. A sala de estar de dupla altura, a área de jantar e a cozinha de plano aberto estão todas localizadas sob a cobertura de uma única coluna.
Seu acabamento duro contrasta com os pisos polidos - também de concreto - e é complementado por móveis e luminárias de madeira aconchegante, além de um exuberante jardim interno inspirado no Japão. Em toda parte, os espaços são iluminados com pendentes da Bocci, empresa de iluminação com sede em Vancouver e Berlim, co-fundada por Arbel.
A 75.9 é o resultado de mais de uma década de experimentação com materiais e representa o experimento mais ambicioso até então na abordagem de processo conduzida por Arbel. Ao repensar um material de construção antigo de maneira inovadora, a casa se torna tanto uma paisagem doméstica altamente contemporânea. Um monumento atemporal com um escopo arqueológico.