-
Arquitetos: Vector Architects
- Área: 8290 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Hao Chen, Xu Jun, Pianfang Studio, DONG, Yuning Zheng
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jingyang Camphor Court é um espaço tranquilo no coração de Jingdezhen, na província de Jiangxi, uma cidade historicamente famosa por sua produção de porcelana. Situado em uma área movimentada da cidade, o local é caracterizado pela presença de projetos de renovação do patrimônio industrial em andamento ao seu redor. O local incluía relíquias industriais, como um edifício longo e estreito, algumas salas mecânicas, um dormitório e um pavilhão em estado de deterioração. No entorno dessas estruturas, árvores de cânfora haviam crescido até alcançar a maturidade. A preservação dessas árvores foi a premissa fundamental do projeto.
O projeto e a estrutura do hotel se destacam da maioria, pois o cliente requisitou que mais da metade do espaço fosse aberto ao público. Tanto a disposição quanto a volumetria dos volumes existentes e novos foram planejadas levando em conta esse critério. O hotel adota a essência de uma sala de estar pública urbana, oferecendo uma experiência de hospitalidade voltada para a cultura e para as pessoas.
A parte central do Jingyang Camphor Court é composta por um claustro de madeira que cerca as exuberantes árvores de cânfora, criando uma atmosfera única no coração do complexo. Todos os novos programas do hotel, como varandas, quartos de hóspedes, espaços de conferência e restaurante, são dispostos ao redor e conectados a este claustro central. Devido às limitações do terreno, nenhum outro grande espaço público além do claustro poderia ser criado. As distâncias entre as paredes dos diferentes volumes são muito estreitas, semelhantes à estreiteza das paredes exteriores dos edifícios vernaculares locais. Ao colocar todos os edifícios próximos uns dos outros, é criada uma atmosfera íntima, pessoal e nostálgica, permitindo que os hóspedes descubram as diferentes tonalidades de materiais dispostas ao longo de um caminho, como se estivessem explorando um labirinto.
A área oeste do hotel conta com um novo edifício em formato de pátio, onde as paredes de empena das três construções avançam e recuam para formar pequenas praças públicas em frente a elas. A sutileza desse recuo em relação à rua reta existente atrai tanto os hóspedes quanto o público em geral. A entrada, localizada no lado leste do terreno, tem um perfil baixo e discreto, em harmonia com as árvores e as coberturas dobradas. Essa escala sutil e voltada para o ser humano cria uma atmosfera íntima e acolhedora ao chegar. Os quartos do hotel estão no antigo espaço do dormitório, ao norte do pátio central. As paredes originais foram mantidas, enquanto uma nova estrutura penetra e se projeta para fora do volume existente. Cada quarto do hotel possui uma varanda voltada para o pátio interno e para os espaços de passeio entre os edifícios.
O novo restaurante está situado na estrutura da antiga fábrica, localizada na parte sul do terreno. As paredes laterais originais deste vestígio industrial foram mantidas, e foram adicionados isolamento térmico e acústico. Além dos reforços estruturais gerais, uma nova estrutura de telhado de metal foi instalada para aumentar a segurança dos edifícios. A altura do teto foi aumentada e novas claraboias foram introduzidas, criando uma atmosfera espacial mais agradável e contemporânea para os clientes, ao mesmo tempo em que prestam homenagem ao passado industrial do local.
Os tijolos das estruturas originais exibiam uma tonalidade vermelha e laranja distintiva. Queríamos manter essa paleta ao escolher a tonalidade dos novos edifícios. Em todo o hotel, empregamos concreto de cores quentes e uma fina camada de azulejos com um gradiente similar. As paredes externas dos volumes antigos e novos consistem em uma combinação de tijolos de forno e tijolos de argila antigos. Entre os tijolos antigos e os novos, aplicamos concreto de cor quente para criar uma transição suave entre os elementos preservados e os recém-adicionados. Essa escolha de material, cor e textura está intimamente ligada à história da produção de porcelana em Jingdezhen.
O Jingyang Camphor Court oferece uma experiência hoteleira inovadora, destacando-se por um pátio de acesso público de grandes dimensões. Além de proporcionar um ambiente tranquilo e natural, a estratégia de preservação, renovação e revitalização de um armazém existente desempenhou um papel central na disposição e na organização dos novos espaços, contribuindo para criar uma atmosfera convidativa e assegurar um futuro promissor para este hotel.