-
Arquitetos: Buttondesign
- Área: 90 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Satoshi Asakawa
-
Fabricantes: BEAL
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto para uma casa com uma pequena loja de doces localizada em uma área residencial tranquila. Embora seja um terreno com acesso estreito e profundo, o longo lado leste está voltado para um grande estacionamento, então, não há uma sensação de confinamento, mas sim, uma sensação de abertura, como se estivesse de frente para um parque. Embora os residentes possam desfrutar do ambiente aberto por um tempo, este estacionamento também é considerado algo transitório, por isso, o lado leste possui um jardim que ajusta a distância da cidade.
Passando pelo longo jardim arborizado, entra-se na residência através de uma pequena loja. A entrada da casa está localizada junto à loja, conectando-a com a cidade. O grande piso terroso semi-escavado, que cumprimenta os visitantes no final da entrada, traz uma sensação de tranquilidade, como um buraco no chão envolto pelas paredes de gesso.
A grande janela aberta traz o verde do jardim para dentro da casa, marcando a diferença de elevação e nos lembrando que estamos em um espaço subterrâneo. Uma grande cozinha é posicionada neste piso terroso para dar a impressão de que a "comida" está no centro da casa. Em um futuro próximo, o proprietário planeja realizar workshops de culinária, e todo o primeiro nível da casa será aberto para a cidade.
O segundo nível, sustentado por pilares, é um espaço vazio, mas com um piso variável que segue o eixo da casa. Não há grandes janelas com vista para o estacionamento adjacente, a luz chega ao nível inferior a partir da entrada superior. A casa é a realização do desejo do cliente de criar uma edificação o mais simples possível, ou seja, uma casa que está inserida em seu entorno e onde suas origens podem ser vistas internamente. À medida que o proprietário usufrui da casa, ela mudará e se abrirá ainda mais para a cidade.