-
Arquitetos: Studio Lema
- Área: 180 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Terracor, Cia das Fibras Tapete tear manual, Dimlux, Dpot, Lightworks, Llussá Marcenaria, Marcenaria Rossmark, Nani Chinellato, Olho moveis, Pedras Pagliotto, Thonart, Tresuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Texturas é a morada de um casal que vem para São Paulo, principalmente, a trabalho. O projeto, portanto, teve como premissa ser um local confortável e aconchegante. A concepção do projeto se deu a partir da composição de materiais para uma base neutra, mas rica em texturas.
O piso em granilite tem um protagonismo em toda a área de convivência. Para complementá-lo, foram escolhidos dois materiais para as paredes: painéis em madeira Carvalho e textura off-white Terracor. A textura flui para o forro do ambiente, criando uma sensação de unidade e ampliando o espaço.
Através do painel de madeira as portas de acesso a cozinha e ao lavabo foram mimetizavas. Abriu-se um rasgo nele para o aparador de jantar e bar. Esse painel continua até o ambiente de leitura, no qual o partido foi criar uma caixinha de madeira. O acolhimento deste espaço se deu através do forro ripado em madeira carvalho e a estante para ser a biblioteca do casal.
O desejo de ter vegetação dentro do apartamento levou a criação de uma floreira junto a fachada de vidro do apartamento, contribuindo para o conforto térmico e visual. Com formato orgânico, a floreira trás o verde para dentro e permite espaço para sentar e apoiar objetos.
O verde foi levado também para a cozinha, uma área de convívio super especial para o casal. Uma marcenaria sob medida foi desenhada para contemplar todos os utensílios. Os pendentes de cerâmica e as banquetas de madeira deixam a ilha da cozinha um local agradável.
A escolha de cada item de mobiliário resultou em uma composição única e autoral. Além de peças de acervo dos clientes e vintages, o apartamento conta com peças desenhadas exclusivamente e algumas de designers como Sergio Rodrigues e Jean Gillon.
O conceito de uma paleta neutra, mas rica em texturas para a base de revestimentos do apartamento se estendeu para o mobiliário. Diferentes materiais como pedras, metal, espécies de madeiras e tipos de tecidos enriqueceram o projeto mantendo-o calmo. Com um toque de cor em algumas peças, temos a sensação de um ambiente leve, acolhedor e ao mesmo tempo elegante e atemporal.