-
Arquitetos: HGX
- Área: 680 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Peter Aaron, Scott Frances
-
Fabricantes: Arclinea, B&B Italia, Erco, Fantini, Karen Pearse Global , OpenAWD , Sullivan Source, Toto, Viabizzuno, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Hudson Valley é uma casa construída em uma colina com vista para as Montanhas Catskill, EUA. Ela foi encomendada por um cliente com várias residências que imaginava um refúgio com vistas panorâmicas das montanhas ao redor como um local de encontro para a família. O ponto central de uma propriedade de 14 hectares, a casa alongada se estende de norte a sul no ponto mais alto do terreno, com vistas para a cadeia de montanhas a oeste.
Localizada entre as colinas rurais, o acesso à casa serpenteia uma encosta até um pátio de entrada na parte superior. Os painéis de vidro expansivos imediatamente chamam a atenção para a casa, ao mesmo tempo em que enquadram o horizonte montanhoso. Em contraste com a ascensão vertical da cadeia de montanhas, a casa se estende horizontalmente ao longo de toda a elevação. Composta por uma série de volumes simples e utilitários, com um ritmo vertical repetitivo, o formato alongado da casa lembra as características das edificações agrícolas que pontilham a paisagem regional circundante.
Uma fusão perfeita entre terra e céu. O revestimento externo de cedro tingido, um material clássico e durável, presta homenagem ao caráter dos vizinhos agrícolas da casa. O revestimento dialoga com os painéis de vidro de 4 metros, que proporcionam à casa uma transparência deslumbrante, e com os materiais, os quais interagem com o sol para capturar as cores da terra e do céu circundantes.
Desprovida de qualquer beiral, o revestimento de cedro, os painéis de vidro e suas interações com os elementos asseguram coletivamente uma separação mínima entre o interior e o exterior, contribuindo para a atmosfera da residência. Em dias quentes e ensolarados, a luz natural passa pelas janelas amplas para interagir com o piso de nogueira, infundindo tons mais frios de azul no interior. À noite, ou quando o clima lá fora está mais frio, tons mais quentes emergem da paleta de cores e materiais.
Através de suas janelas amplas e de uma claraboia alongada, a casa é projetada para capturar a luz solar da manhã e o pôr do sol, ajudando a definir espaços distintos dentro de uma planta livre e ampla.
Limites transparentes. A intimidade dos espaços desafia as expectativas tradicionais de uma planta livre com pé-direito de 3,5 metros. Cada espaço tem apenas um cômodo de profundidade, ou aproximadamente 8,5 metros de largura, injetando uma pureza uniforme na totalidade dos volumes. As separações são definidas pela luz solar durante o dia e pela luz artificial à noite, e os espaços fluidos se beneficiam da circulação de ar de leste a oeste, bem como de norte a sul. Não há barreiras para o fluxo visual ou físico da casa, e uma série de texturas internas, incluindo alvenaria e vigas aparentes, absorvem os elementos para introduzir suas qualidades interativas únicas.
Ladeado por uma suíte master em uma extremidade e uma série de três acomodações para hóspedes na outra, o interior inclui uma sala de jantar, uma cozinha e uma sala de estar na porção central, bem como um subsolo com academia, sala íntima e uma garagem. Percorrendo os espaços de convivência central, obras de arte selecionadas da coleção privada do cliente estão estrategicamente posicionadas para proporcionar surpresas a cada curva.
Distinções de luz. À noite, a fachada externa da casa se funde com o ambiente ao redor, enquanto o interior ganha vida como uma galeria de arte. Um brilho quente emana de dentro dos volumes maiores, criando pontos focais que se estendem além dos espaços que ocupam para cumprimentar os visitantes que chegam ao pátio de entrada.
A iluminação artificial é mantida ao mínimo, com luz embutida focando nos objetos de arte, nas paredes e nos centros de atividade dentro da casa. Entre os espaços de convivência, os níveis de iluminação diminuem, contribuindo ainda mais para a separação entre uma série de espaços intimamente iluminados. Alguns acessórios decorativos também são estrategicamente posicionados para fornecer foco e intimidade adicionais aos espaços que iluminam.