-
Arquitetos: Studio Razavi Architecture
- Ano: 2023
-
Fotografias:Schnepp Renou
Descrição enviada pela equipe de projeto. Independentemente do seu tamanho, todos os edifícios em contextos urbanos contribuem para uma morfologia maior que define a cidade. Quanto maior o projeto, no entanto, mais o arquiteto é pressionado em equilibrar sensatamente a relação de uso do solo e o desenho. Embora isso possa evoluir no futuro, a abordagem mais atual e comumente aceita para o urbanismo sustentável é a densificação graduada nas cidades, permitindo que um número maior de pessoas dependa do transporte público, viva mais perto de seus locais de trabalho e centros urbanos, conte com empresas locais para, em última instância, criar bairros vibrantes.
O que buscamos neste projeto foi projetar um edifício que pudesse responder ao paradigma acima, mas também criar - apesar de seu terreno muito grande - uma clara relação morfológica com o tecido urbano adjacente empregando volumes, pátios internos, materiais selecionados e sequência de aberturas.
Este edifício está localizado em um terreno retangular muito grande com o lado menor voltado para a rua. Esses critérios específicos, combinados com a necessidade de maximizar a área, nos ajudaram a criar uma tipologia que respondeu não apenas às restrições de zoneamento, mas também criou uma série de edifícios diferenciados que ajudaram a reduzir a escala geral.
Um total de quatro blocos compõem o projeto. O mais longo vai de norte a sul para permitir a exposição máxima à luz solar no oeste, e os três blocos restantes correm paralelamente à rua, abrindo-se para os lados norte e sul. Quanto mais distante o volume estiver no terreno, menor ele será. Terraços deslocam os volumes para o lado leste, oferecendo uma escala mais suave aos vizinhos.
O tijolo foi o material escolhido para introduzir uma pequena dimensão ao nosso projeto e ajudar, por meio das propriedades táteis do material, a criar uma escala mais íntima com fachadas vibrantes.