-
Arquitetos: ROOMOOR
- Área: 2500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Dhrupad Shukla
-
Fabricantes: American Standard, Dulux, Lafit, Nexion
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em meio a uma paisagem costeira no Mar Arábico, Red Vessel / laal Jahaaz (Hindi) é um anexo de hotel a cerca de uma hora de carro da cidade de Surat, em Gujarat, Índia. O contexto é composto por assentamentos rurais escassos, flora diversificada marcada por palmeiras e coqueiros com uma brisa marítima onipresente. A intervenção faz parte de um projeto maior para um resort que atende a eventos recreativos e socioculturais. O complexo possui um pequeno parque aquático com piscinas, um playground, gramados e um hotel existente com 35 quartos.
Briefing de Projeto - A ideia era expandir a infraestrutura existente com 40 quartos, três dormitórios e instalações para acomodar eventos culturais e encontros sociais. A nova extensão será inserida ao lado do hotel existente na extremidade sudoeste do resort, em um terreno retangular medindo 40 metros de comprimento e 25 metros de largura.
Concepção - O hotel existente possui uma tipologia genérica comum em áreas urbanas, com quartos flanqueados em ambos os lados de um corredor interno fechado. O terreno está próximo de uma praia, frequentada por pessoas da cidade para uma escapada durante feriados e fins de semana. Mais ao norte, ao longo da costa, está o porto industrial de Surat. Uma trilha contínua de embarcações atravessando o mar é vista no horizonte da praia. A analogia de um navio (jahaaz) origina dessas grandes embarcações. Uma metáfora que inspirou noções de proteção, eficiência espacial, proporções modulares e sustentabilidade a longo prazo. Em busca de coesão com o contexto, a tipologia hoteleira convencional e antiga é desconstruída para se reorganizar como um navio/ jahaaz extrovertido.
Composição Espacial - A tipologia do hotel tem um aspecto de temporalidade, um estado de moradia transitório ou intermediário. Essa ideia de transição é adaptada conscientemente, com a estrutura se tornando um portal da terra para o mar. Três estruturas lineares paralelas estão conectadas com corredores semiabertos, promovendo relações com a paisagem circundante. Os blocos lineares, que se estendem de leste a oeste, criam uma morfologia de auto sombreamento, com lacunas entre os blocos atuando como corredores de vento devido às suas proporções estreitas. O bloco de quatro andares ao sul tem 40 quartos que podem hospedar 160 hóspedes. As dimensões de 3,65 x 6,35 metros forma a base dos quartos no sistema de proporção. Este bloco fornece sombra ao terraço abaixo, garantindo conforto durante todo o dia no clima quente e úmido da região. Ao norte, há um bloco de dormitórios de dois andares coroado com outro terraço aberto para o gramado e os arredores distantes.
Experiência Espacial - Ao entrar, depara-se com altos pilares vermelhos, gradualmente passando para um interior escuro com luz natural difusa, um espaço semelhante a uma caverna primitiva. Caminhando ao longo da trilha de luzes zenitais, descobre-se uma escada escondida. O caminho começa a partir de um espaço alto e estreito, proporcional às restrições do local, que se abre para vistas panorâmicas da paisagem costeira, culminando no terraço aberto, onde o céu e o mar se fundem em uma linha singular. Apenas o parapeito permanece enquanto o mar assume o centro do palco. A brisa e os sons das ondas dominam a atmosfera enquanto o sol poente pinta o céu com seu tom vermelho-amarelado; um momento de calma preside sobre a cena. Os olhos se voltam para as silhuetas dos navios passando no horizonte distante. A experiência oferece um refúgio contemplativo aos hóspedes em uma arquitetura que procura conversar com os serenos elementos naturais.