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Arquitetos: 1+1>2 Architects
- Área: 172 m²
- Ano: 2023
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Fabricantes: INAX, Jotun, Xingfa
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Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola foi projetada para atender 50 alunos pré-escolares. Antes da sua construção, os alunos estudavam temporariamente em uma pequena casa comunitária devido à falta de salas de aula. A localização escolhida para a construção é convenientemente acessível para que crianças de 3 a 5 anos possam se descolar até a escola com segurança. Está situada perto da estrada da vila e adjacente a um campo de futebol onde ocorrem atividades esportivas diárias para jovens.
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O conceito de projeto se inspira nas casas tradicionais do grupo étnico Giay Chiem, na região das Terras Altas Centrais do Vietnã, incorporando características arquitetônicas e culturais únicas do país. A imagem de um galo (rooster) esticando o pescoço todas as manhãs para saudar o sol, simbolizando as aspirações das pessoas desta comunidade, foi incorporada ao projeto para representar a determinação e o desejo por uma vida "brilhante", dando as boas-vindas ao amanhecer. A escola dialoga com a paisagem montanhosa circundante, destacando-se à distância.
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Ao utilizar a linguagem do telhado inclinado, o projeto cria uma imagem familiar, adicionando um ponto focal para atrair as crianças para a escola. A escola é construída com o desejo do arquiteto de despertar o orgulho e a beleza da arquitetura da região nas mentes das crianças que frequentam o espaço diariamente.
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A cobertura é feita como os telhados tradicionais de palha e grama. No entanto, o arquiteto conduziu pesquisas para fornecer um método de cobertura mais eficiente com uma estrutura de duas camadas. A camada inferior é feita de metal para impermeabilização contra a chuva, enquanto a camada superior consiste em uma cobertura de grama de 10 cm de espessura para fornecer isolamento e redução de ruído. O telhado de palha é adequado para as condições climáticas na Província de Kon Tum, que experimenta abundante luz solar, vento e chuvas fortes e é facilmente acessível. O hall de entrada da escola é coberto com um telhado de metal vermelho, criando um destaque.
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Devido à forma alongada e estreita do terreno, a implantação garante a integração funcional de uma pequena escola. O bloco da sala de aula é posicionado de um lado, deixando o espaço restante para o playground, suficiente para diversas atividades. O hall de entrada principal é criado por uma série de degraus curvos, servindo como arquibancada para "jovens espectadores" assistirem a apresentações. O playground é projetado para ser espaçoso e diversificado em áreas lúdicas para crianças pequenas. Adjacente ao playground estão as hortas cultivadas por professores, servindo como um local para ensinar habilidades agrícolas para as crianças e fornecer vegetais frescos para seus almoços.
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O layout de dois níveis cria uma área de lazer que fornece tanto espaço sombreado para as crianças quanto uma ligação entre o espaço da sala de aula, os campos agrícolas atrás e o campo de futebol na frente. Os pais que trabalham nos campos podem facilmente observar seus filhos estudando e brincando.
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A construção da escola é um esforço abrangente de vários recursos, com uma perspectiva sem fins lucrativos de todas as partes envolvidas:
- O principal investidor (Fundo SEN) colaborou com a construção do bloco de salas de aula.
- O governo local investiu na cerca e no portão da escola.
- Os residentes locais de Dak Doat, onde vive o grupo étnico Gie-Trieng, com uma população de 800 indivíduos e cerca de 200 agregados familiares, contribuíram ativamente doando folhas de erva para o telhado da escola e pedras para a construção da vedação. Professores, pais e moradores também contribuíram com dias de trabalho para ajudar nas atividades de cobertura, paisagismo e jardinagem.
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