-
Arquitetos: DADA Partners
- Área: 740 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Atelier LAVIT
-
Fabricantes: Acier, Amit marbles, FCML, Go Alubuild, Jindal Steel, Micro-concrete, Modifloat Glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa reinterpreta a tipologia convencional do pátio em um terreno de 1500 m2. Ela se baseia em múltiplos "vazios cortados" otimizados para trazer luz e ventilação a todos os espaços da casa. Um envoltório de metal e madeira ao longo da fachada quadrada desses vazios subtraídos devolve a composição ao seu volume original em forma de cubo.
Trata-se de um casa de dois andares para uma família de quatro pessoas com uma área total construída de 740 metros quadrados. Uma incisão profunda e estreita no leste ajudou a criar o pátio linear de bambu que traz o sol da manhã para o coração da casa. O pátio quadrado voltado para o oeste captura o sol vívido da tarde.
O pátio de bambu é flanqueado por uma passagem ao longo de sua borda e ajuda a conectar a sala de estar, o hall da escada e a cozinha, enquanto a sala de estar, a sala de jantar e a sala de puja estão todas situadas em torno do pátio oeste. Ambos os pátios convergem perto do hall de entrada da casa e conectam o visitante com a vista externa.
No andar superior, a sala de estar é cercada por um longo terraço voltado para o norte. O espaço generoso é envolto por ripas de madeira envelhecida e vigas de aço na parte superior e inferior; criando uma sensação de isolamento e privacidade para este espaço de socialização. O revestimento de microconcreto cinza, as paredes brancas, o metal e a madeira definem a tectônica dessa casa.